Como Gerar tráfego Orgânico no Facebook de forma Consistente e Explosiva? E como fazer projetos de Páginas no Facebook crescerem em harmonia com a missão da sua empresa, sem ter de gastar absurdos em anúncios dentro da rede social do Mark Zuckerberg?

Bom, se você é um(a) Social Media, deve saber bem dos desafios de trabalhar com o Facebook para se iniciar um projeto novo. O seu briefing talvez já inclua verba para altos investimentos com estratégias para Facebook Marketing, o que da uma certa tranquilidade.

Mas se esta no inicio de carreira ou precisa de ajuda, talvez seja inteligente explorar as novas descobertas para geração de tráfego gratuito no Facebook.

E se você não é um profissional da área, mas tenta tocar um projeto pessoal na rede social, e ou tenta explorar os benefícios de engajamento e compartilhamentos que o Facebook pode oferecer para o seu negócio, neste caso, saber gerar Tráfego Orgânico não é só importante, é imprescindível.

Engajamento e interações no Facebook é o oxigênio que vai manter o seu negócio vivo, no longo prazo, visto que é atualmente a rede social mais usada por brasileiros e em todo o mundo.

Por isso neste post vou compartilhar com você um método/estratégia/ferramenta que está revolucionando a forma de trabalhar estrategicamente com Facebook Marketing.

Leia até o fim para entender exatamente como tudo funciona, vamos juntos, Go!

O Facebook Sabe mais de Você do que Você mesmo…

Esse é um assunto polêmico, todos querem que seus amigos e seguidores vejam suas postagens de gatinhos fofos, memes de humor, ou do mico do momento nas redes sociais.

Claro, muitos temas importantes são publicados diariamente no Facebook, mas infelizmente nem todos vão ser impactados da mesma forma, não exatamente como gostaríamos.

Acontece que mesmo para o Facebook é tecnologicamente impossível, você ser interessante para todas as pessoas que usam a plataforma ao mesmo tempo.

E mesmo que você tenha a percepção de estar impactando muita gente, você estará atingindo apenas um grupo de interesse relacionado com suas ações dentro da plataforma. E essa talvez seja a grande sacada.

Você pode ser Você no Facebook?

Os usuários do Facebook tendem a adotar hábitos e ações que refletem a forma como pensam e sentem, querem dar a impressão de autenticidade no perfil pessoal do Facebook.

Através de como interagem com as publicações: curtindo, comentando e compartilhando… Assim os usuários dizem ao Facebook sobre o que mais têm interesse.

O Facebook entende esse comportamento, e através do seu algoritmo vai exibir em sua timeline posts que possam ser relevantes para cada perfil especificamente. Tipo uma curadoria de conteúdo personalizada.

O Facebook foi Programado pra Isso…

O algoritmo tenta “adivinhar” o comportamento e quais são os principais interesses de cada usuário conectado na plataforma.

Mas não se engane, existe uma engenharia complexa que faz esse trabalho, que funciona de maneira transparente. Tenho a notícia de que são aproximadamente 1000 variáveis analisadas para cada usuário.

Esse recurso da plataforma, o algoritmo do Facebook, é que restringe que sua publicação alcance um maior número de pessoas que estejam conectadas à plataforma.

Fique ligado, vou revelar uma forma de virar o jogo do Tráfego Orgânico no Facebook nos próximos parágrafos deste post, siga lendo 🙂

O Tráfego Orgânico no Facebook Morreu?

Ok, já sabemos que o Facebook tenta gerar interação na sua timeline com base nos interesses de cada usuário conectados na plataforma. Qualquer atividade/ação é analisada:

  • Adicionar amigo
  • Postar foto, texto ou vídeo
  • Curtir, comentar ou compartilhar publicações
  • Participar de Grupos
  • Curtir Páginas
  • Fazer/Assistir Lives
  • Criar e administrar Grupos e ou Páginas
  • Entre outros

Mas por que o Alcance Orgânico do Facebook caiu tanto?

O que se pode dizer é que a culpa é toda do algoritmo do Facebook, que pensa que sabe o que as pessoas querem ver quando estão navegando na rede social.

Vou procurar não ser tão técnico neste post, mas só para entendermos porque conseguir alcance orgânico no Facebook está tão difícil, preciso mencionar alguns pontos que considero importantes neste caso…

O algoritmo do Facebook não se restringe somente à rede social, mas se comporta como uma mídia social também. A plataforma consegue rastrear seus hábitos de navegação tanto dentro, quanto fora de seu ambiente.

O que define o Facebook como Rede Social e Mídia Social ao mesmo tempo.

Rede Social: para que as pessoas interajam com seus familiares e amigos, e se engajem com as publicações que lhe são mais atraentes e interessantes.

Mídia Social: para empresas ou pessoas que exploram ambiente comercialmente na geração de tráfego para seus produtos e serviços.

Quais sites você frequenta, qual assunto você está lendo, quais vídeos você anda assistindo no Youtube, quem você está seguindo no Instagram, com quem você está falando no Whatsapp?

Quais ofertas você anda acompanhando na lojas virtuais como Magazine Luiza, Submarino?

Todos os seus Hábitos de Navegação são Coletados.

Por esse motivo a plataforma é gratuita, e sempre será. Ora, o usuário fornece|gera informações que tem valor comercial para empresas, que por sua vez usam essas informações para captar cliente interessados em seus produtos e serviços.

O Facebook é uma empresa privada, logo precisa se rentabilizar. Assim desenvolveu uma forma inteligente de transformar os dados de interações de seus usuários, em matéria prima para sua plataforma de anúncios, que conhecemos como Facebook Ads.

Facebook Ads é o canal de mídia social (compra de tráfego) para anunciantes no Facebook.

Você não precisa necessariamente ser uma empresa para anunciar no Facebook Ads, mas se deseja atingir potenciais clientes dentro da rede social, vai acabar subindo alguma campanha de anúncios.

Esses são alguns indícios do porquê o alcance orgânico e natural do Facebook está cada vez mais restrito, pois é, não existe almoço grátis.

Entretanto é possível ainda assim ter bons resultados orgânicos com o Facebook, e sendo bem direto ao ponto…

Você Precisa Mostrar que Tem uma Mensagem Interessante!

Quem define que suas publicações são interessantes e relevante para os usuários da plataforma é também o algoritmo do Facebook, e como ele define isso?

Através de curtidas, comentários e compartilhamentos. Isso mesmo.

Quanto mais interações sua publicação gerar na plataforma, mais impulsionamento orgânico do Facebook você vai ganhar. Quanto mais suas publicações forem capaz de gerar envolvimento e engajamento com os usuários da plataforma melhor.

Logo mais vou te revelar o como fazer para se beneficiar do tráfego orgânico, são estratégias validadas, e que está sendo fornecida gratuitamente, você vai adorar.

Veja, o Algoritmo do Facebook é capaz de cruzar os dados das pessoas que estão interagindo com o sua publicação e mostrar para mais potenciais interessados no conteúdo que está impulsionando.

E como construir publicações envolventes, capazes de aumentar as interações nas suas ofertas e na página do seu negócio/projeto? Sem ter que investir rios de dinheiro em campanhas de marketing do Facebook?

Bom existe sim uma solução pra isso, vou falar dela a seguir.

Tráfego Orgânico no Facebook? Essa Sacada Funciona!

Não é de hoje que empreendedores digitais querem impactar o maior número de pessoas no Facebook e de preferência de maneira natural e gratuita.

Se você não for um artista famoso ou um youtuber com milhares de seguidores ou uma personalidade de grande expressão como é o caso o presidente eleito Jair Messias Bolsonaro, você talvez não tenha nenhuma chance de ter uma explosão de tráfego orgânico no Facebook. Isso é o que a maioria pensa.

Tráfego Orgânico pode até ser Gratuito, mas Não é Barato!

Trocadilho interessante não? eu mesmo criei para justificar a frustação que alguns profissionais do mercado sofrem. Boa parte dos empreendedores que querem trabalhar profissionalmente, se sentem assim porque não imaginam como fazer o Facebook funcionar em seu favor.

Veja, nem por isso você deve desistir, é uma missão interessante.

Profissionais de Marketing Digital tais como, Social Media, Gestores de Tráfego, Produtores Digitais, Afiliados, todos eles querem e precisam impactar um grande número de pessoas para apresentar seus projetos, produtos e serviços.

Geralmente quem consegue validar uma estratégia assim, tenda guardar a sete chaves, e revelar apenas para pouquíssimos privilegiados que aceitam pagar bem caro para ter acesso a uma mentoria ou mastermind, para assim poder aumentar os seus resultados.

É um desafio não é mesmo? Quando o próprio Facebook dificulta a entrega de tráfego genuíno para nossos projetos.

Pense bem, neste caso, você também precisaria ser um gênio para obter bons resultados, sem ter de investir rios de dinheiro em estratégias de marketing digital na rede social do Mark Zuckerberg.

Quase sempre os empreendedores digitais adotam como normal comprar tráfego para promover seus negócios. Visto a dificuldade em ter resultados orgânicos.

Mas e se Mudarmos o Paradigma do Alcance Orgânico no Facebook?

Veja, isso é possivel mesmo o algoritmo do Facebook sendo tão complexo, é o que garante os criadores do projeto Hyperion. Como sei que quem lê esse post é uma pessoa inteligente, vai entender com facilidade esta novidade que vou revelar agora.

O projeto Hyperion é a estratégia validada e está embarcada dentro da plataforma SHARINGSYSTEM.WORK, uma ferramenta desenvolvida para gerar explosão de tráfego orgânico (ainda em versão beta).

Isso não é brincadeira, falo sério, sem esquecer da vantagem de existir um plano totalmente gratuito. Existe a possibilidade de se ter ótimas vantagens com a versão paga.