Por que Ter um Negócio Escalável?

Por que ter um Negócio Escalável? Um dos princípios básicos do empreendimento é ter um negócio escalável e que possa ser replicado, assim como as células do nosso corpo. O empreendedor precisa estar atento a essa características se quer transformar sua empresa em um grande negócio.

Por que Ter um Negócio como Uma Célula

Se você já tem seu empreendimento, o segundo passo é pensar como escalar esse negócio até que ele possa gerar cada vez mais lucros. Isto é, como duplicá-lo, como transformar em vários e assim ter uma rede com sua marca.

Caso você não tenha um negócio na internet ainda, você precisa ter um negócio que esteja indo bem, um nicho com potencial de crescimento, clique em Como Escolher o Melhor Nicho do Mundo e veja algumas dicas de como escolher o nicho adequado.

O seu negócio não precisa ser grande, pode ser uma microempresa, mas é preciso que ela tenha já clientes fieis e uma boa lista de contatos.

O empreendedor digital deve seguir os mesmos princípios básicos do empreendedorismo tradicional, assim conseguirá ter uma empresa que cresce sozinha, sem que precise ficar full-time fazendo o negócio funcionar. Mas porque isto é tão importante?

Por que Ter um Negócio que Funcione Sozinho?

Imagine que você tenha uma padaria chamada Padaria do Fulano. Você compra os ingredientes, abre a padaria, faz as massas e coloca para assar. A secretária chega logo depois e recebe os pedidos e passa para você que faz todo o trabalho com as massas caprichosamente.

Um belo dia você resolve viajar e se dá conta que terá que fechar a padaria, já que sem você, não tem pães.

Esse é o grande problema de um negócio que não funciona por si só. Ele só funciona enquanto você está ali trabalhando, fazendo o trabalho de administrador, de vendedor, de padeiro, de contador, etc.

Mesmo que você queira um dia expandir sua padaria, você nunca poderá: afinal, como você vai criar uma rede franquias se só você sabe fazer o pão?

Qual seria a saída para este caso? Você precisaria começar a medir todas as quantidades de ingredientes, o tempo em que eles devem ser acrescentados, a forma de amassar os pães, quanto tempo deve ir ao forno, entre outros detalhes.

Documentar tudo isso e criar uma espécie de manual, onde qualquer um, mesmo que nunca tenha feito um pão na vida, consiga a partir do seu manual assar pães com maestria como você.

Assim, você poderia se ausentar, expandir seu negócio como uma célula (criando várias células do mesmo negócio), abrindo diversas padarias em locais diferentes, como franquias de uma rede ou como proprietários delas.

Ao invés de todos os dias você gastar tempo fazendo a massa, você poderia investir o seu tempo no gerenciamento de todas essas padarias, em ideias de marketing para expandir o negócio, entre outros.

Essa é a ideia básica que é preciso levar para o empreendimento digital. O seu empreendimento deve funcionar sozinho, ele deve ter uma metodologia, deve ser possível de expansão.

Por que Ter um Negócio que Funciona Online?

Se você tem uma loja on-line, você deve organizar as funções e todo o sistema do seu e-commerce para que ele funcione sem você, para que você possa expandi-lo, seja como uma rede de afiliados, como uma microfranquia virtual ou até mesmo para aceitar pedidos de todo o mundo.

As formas de expansão dos empreendimentos digitais é um pouco diferente dos empreendimentos tradicionais, mas a regra é sempre a mesma: transforme o seu negócio em célula. As células podem ser replicadas e regeneram sozinhas.

O primeiro passo para isto é ver o seu empreendimento digital como um grande negócio e desde os primeiros dias tratá-lo como uma grande empresa: tenha metas!

Os caminhos para transformar o seu negócio em células depende muito do seu nicho de atuação, mas ter metas é o primeiro passo para todos. Quer ser um empreendedor digital de sucesso? Transforme seu negócio em células!

Leia também:  7 Dicas que Todo Dono do Próprio Negócio precisa Saber

Curtiu o post? Comente e compartilhe com os amigos 🙂

Por que Ter um Negócio Escalável?
4.1 (82.86%) 7 votes

Leia também...

Aula Gratuita Revela Como Fatura R$8.411,98 Em 1 Mês Na Internet, Começando do Zero...

Nossos Membros Vip já Viram isso, só Falta Você!

Joelson Dantas

Joelson Dantas é Empreendedor, Programador e Especialista em Negócios Digitais. Fundou o Ideias que Vendem para ensinar você como trabalhar com estratégias do Marketing Digital.

Website: http://www.ideiasquevendem.com

  • Glaucia Policarpo

    Excelente Joelson!

    Ter uma visão correta do negócio é essencial, conseguiu transmitir conceitos muito úteis o quais vou aproveitar..

    • E isso ai Glaucia, isto é bastante conceitual, mas é necessário para avançar no empreendedorismo e marketing digital.

      Obrigado por comentar.