E essa nova Logo do Haddad? Precisamos falar sobre isso. A mudança na apresentação da logo do presidenciável do PT tem gerado bastante polêmicas, mas será mesmo que essa ação vai ajudar o candidato a vencer as eleições 2018?

Os brasileiros estão em polvorosa em época de eleições, e como não se fala de outra coisa, vou tentar trazer cases políticos que usam estratégias de marketing digital e entendermos juntos como isso contribui para vitória dos candidatos presidenciáveis.

Como Funciona a Criação de uma Logomarca

Talvez você não tenha muita intimidade com desenvolvimento de logos, ou criação de logomarcas para empresas ou projetos, mas existe fundamentos psicológicos (ligados a neurociência), que são levados em consideração na hora da criação da uma identidade visual.

Na verdade as imagens e cores que compõem uma logo, transmitem uma informação que ativa sentimentos e emoções no cérebro humano. Determinadas reações são meticulosamente estimuladas para que as pessoas tomem ações, que combinem com os objetivos da identidade visual.

E podem ser associados ou conter outros elementos combinados, tal como animação áudio visual.

No caso do Marketing Político não se economiza esforços e nem investimento financeiro para transformar essa informação gráfica em comandos, que apesar de parecerem inofensivos, podem fazer você tomar alguma decisão a favor de quem à esta promovendo.

Mas calma, isso não é de fato perigoso, e nunca será ofensivo, só que agora você pode aprender quais elementos estão sendo aplicados.

O profissional responsavel pela criação de uma logo (ou logotigo) é o Designer Grafico. É esse profissional que estuda conceitos técnicos e psicologicos, e traduz a computação grafica em experiência de usuário (UX), o resultado disso pode ser representado na aceitação publica nos várias classes sociais e segmento de mercado, por exemplo: Apple, Coca-cola, Unilever.

Basta uma breve rolagem de paginas para perceber como esses sites são tão bonitos, o profissional pensa cada parte do site para conquistar ainda mais audiência para as marcas.

O Designer Gráfico precisa estar habilitado para dominar todos esses elementos, para que a arte da logo posso representar fielmente os objetivos determinados por seus clientes.

Que tal ser um Designer Gráfico? Você pode ser o profissional que trabalhará para o próximo presidenciavel, veja o curso que eu recomendo para quem vai começar nesta área,  clique aqui!

Resumo da Estratégia de 1º Turno de Fernando Haddad

Na corrida para o primeiro turno o presidenciável foi escolha do PT, e essa parece ter sido uma decisão tomada as pressas, quando todos outros partidos já tinham escolhidos os seus candidatos. Manuela D’Ávila, antes citada para ser candidata a presidência pelo PCdoB, aceitou a posição de Vice no PT.

Haddad recebeu endosso de ex-presidente Lula, e se tornou um dos favoritos na primeira corrida das eleições 2018 para presidente do Brasil, visto o carisma|autoridade que o ex-presidente tem dos eleitores e afiliados do PT, que automaticamente foi transferido para Haddad.

Foi utilizado um Gatilho Mental conhecido como Prova Social:

Um recurso amplamente utilizado por estrategista de marketing digital e vendas, que quebra a resistência de seus clientes (nesse caso eleitores) o que aumente significativamente os resultados e objetivo da campanha (ação de marketing). Objetivo final conquistar maior numero de votos.

Outro Gatilho Mental Associado foi a Transferência de Autoridade:

Esse gatilho funciona como uma forma de depoimento de alguém já tem um certo reconhecimento público, que aconteceu quando o imagem de Lula foi diretamente associada a Haddad, com o slogan: Haddad é Lula e Lula é Haddad.

Como divulgado em toda mídia o ex-presidente segue inelegível, devido a processos apurados pela Lava Jato, conduzida pelo juiz Sérgio Moro.

Haddad visitou várias vezes o ex-presidente no presidio de Curitiba, para receber orientações sobre como deveria conduzir sua candidatura.

Resultados do 1º turno você confere na imagem abaixo.

Fonte da Imagem: G1.globo.com

Fernando Haddad (PT) ficou em 2º lugar com 29,28% dos votos, contra 46,03% de seu adversário Jair Messias Bolsonaro (PSL).

 

Estratégia de 2º Turno, a Nova Logo de Haddad

Voltando ao assunto principal deste post, vamos analisar como o Designer do Haddad se inspirou para construir a nova logo, para campanha de 2º turno. 

A principal mudança pode ser notada nas cores da logo. veja o antes e depois.

A analise não é minha, mas do mestre Rafael Rez, que é CEO da Nova Escola do Marketing e também atua como professor de MBA em Marketing na Insper, HSM, ESPM.

Segue um trecho da analise sobre a nova logo de Haddad.

Design, semiótica e simbolismo do novo logotipo do Haddad

Para o segundo turno, o PT lançou um novo logotipo para o candidato Fernando Haddad. Do ponto de vista do marketing e da comunicação, há uma série de mudanças que podem ser percebidas.
 
Sumiu o nome do Lula, assim como a afirmação “Haddad é Lula”, que associa diretamente o candidato do PT ao ex-presidente.

O que Aconteceu com o Vermelho PT?

Sumiu o vermelho, a cor do partido. A cor vermelha, de modo geral, representa o guerreiro ou mártir, indica coragem e força. O vermelho representa por um lado o amor e a sorte (vermelho claro) e, por outro lado, a guerra e o perigo (vermelho escuro).
 
A cor vermelha também é associada aos regimes comunistas, está presente na bandeira da China, em todas as comunicações da antiga URSS e é largamente associada à esquerda.
 
O vermelho sumiu inclusive dos fundos das imagens de campanha, dando lugar a um degradê de azul para amarelo simulando um crepúsculo. Este fundo já era usado antes, mas agora se torna o padrão em detrimento do vermelho.

Articulação da Tipográfica

A tipografia foi mantida, com um estilo que simboliza força, dado o peso das letras no nome “Haddad” (em Extra Bold), e que sem as serifas levam à uma fluidez, com o arredondamento de vários cantos.
 
Também é uma forma de se diferenciar da tipografia de Bolsonaro, que recorre à Sans-Serifs clássicas e retas, por vezes em itálico.
 
As letras ficam ligeiramente sobrepostas no nome do candidato, enquanto recebem um grande entrelinhas na inscrição “Presidente” e na inscrição abaixo do nome do candidato.
 
Visualmente isso cria uma moldura e um senso de organização, que não existia no logotipo anterior, totalmente alinhado à direita junto ao número 13.