Início » Marketing Político: Nova Logo de Haddad Causa Polêmicas e Divide Corações 💔

E essa nova Logo do Haddad? Precisamos falar sobre isso. A mudança na apresentação da logo do presidenciável do PT tem gerado bastante polêmicas, mas será mesmo que essa ação vai ajudar o candidato a vencer as eleições 2018?

Os brasileiros estão em polvorosa em época de eleições, e como não se fala de outra coisa, vou tentar trazer cases políticos que usam estratégias de marketing digital e entendermos juntos como isso contribui para vitória dos candidatos presidenciáveis.

Como Funciona a Criação de uma Logomarca

Talvez você não tenha muita intimidade com desenvolvimento de logos, ou criação de logomarcas para empresas ou projetos, mas existe fundamentos psicológicos (ligados a neurociência), que são levados em consideração na hora da criação da uma identidade visual.

Na verdade as imagens e cores que compõem uma logo, transmitem uma informação que ativa sentimentos e emoções no cérebro humano. Determinadas reações são meticulosamente estimuladas para que as pessoas tomem ações, que combinem com os objetivos da identidade visual.

E podem ser associados ou conter outros elementos combinados, tal como animação áudio visual.

No caso do Marketing Político não se economiza esforços e nem investimento financeiro para transformar essa informação gráfica em comandos, que apesar de parecerem inofensivos, podem fazer você tomar alguma decisão a favor de quem à esta promovendo.

Mas calma, isso não é de fato perigoso, e nunca será ofensivo, só que agora você pode aprender quais elementos estão sendo aplicados.

O profissional responsavel pela criação de uma logo (ou logotigo) é o Designer Grafico. É esse profissional que estuda conceitos técnicos e psicologicos, e traduz a computação grafica em experiência de usuário (UX), o resultado disso pode ser representado na aceitação publica nos várias classes sociais e segmento de mercado, por exemplo: Apple, Coca-cola, Unilever.

Basta uma breve rolagem de paginas para perceber como esses sites são tão bonitos, o profissional pensa cada parte do site para conquistar ainda mais audiência para as marcas.

O Designer Gráfico precisa estar habilitado para dominar todos esses elementos, para que a arte da logo posso representar fielmente os objetivos determinados por seus clientes.

Que tal ser um Designer Gráfico? Você pode ser o profissional que trabalhará para o próximo presidenciavel, veja o curso que eu recomendo para quem vai começar nesta área,  clique aqui!

Resumo da Estratégia de 1º Turno de Fernando Haddad

Na corrida para o primeiro turno o presidenciável foi escolha do PT, e essa parece ter sido uma decisão tomada as pressas, quando todos outros partidos já tinham escolhidos os seus candidatos. Manuela D’Ávila, antes citada para ser candidata a presidência pelo PCdoB, aceitou a posição de Vice no PT.

Haddad recebeu endosso de ex-presidente Lula, e se tornou um dos favoritos na primeira corrida das eleições 2018 para presidente do Brasil, visto o carisma|autoridade que o ex-presidente tem dos eleitores e afiliados do PT, que automaticamente foi transferido para Haddad.

Foi utilizado um Gatilho Mental conhecido como Prova Social:

Um recurso amplamente utilizado por estrategista de marketing digital e vendas, que quebra a resistência de seus clientes (nesse caso eleitores) o que aumente significativamente os resultados e objetivo da campanha (ação de marketing). Objetivo final conquistar maior numero de votos.

Outro Gatilho Mental Associado foi a Transferência de Autoridade:

Esse gatilho funciona como uma forma de depoimento de alguém já tem um certo reconhecimento público, que aconteceu quando o imagem de Lula foi diretamente associada a Haddad, com o slogan: Haddad é Lula e Lula é Haddad.

Como divulgado em toda mídia o ex-presidente segue inelegível, devido a processos apurados pela Lava Jato, conduzida pelo juiz Sérgio Moro.

Haddad visitou várias vezes o ex-presidente no presidio de Curitiba, para receber orientações sobre como deveria conduzir sua candidatura.

Resultados do 1º turno você confere na imagem abaixo.

Fonte da Imagem: G1.globo.com

Fernando Haddad (PT) ficou em 2º lugar com 29,28% dos votos, contra 46,03% de seu adversário Jair Messias Bolsonaro (PSL).

 

Estratégia de 2º Turno, a Nova Logo de Haddad

Voltando ao assunto principal deste post, vamos analisar como o Designer do Haddad se inspirou para construir a nova logo, para campanha de 2º turno. 

A principal mudança pode ser notada nas cores da logo. veja o antes e depois.

A analise não é minha, mas do mestre Rafael Rez, que é CEO da Nova Escola do Marketing e também atua como professor de MBA em Marketing na Insper, HSM, ESPM.

Segue um trecho da analise sobre a nova logo de Haddad.

Design, semiótica e simbolismo do novo logotipo do Haddad

Para o segundo turno, o PT lançou um novo logotipo para o candidato Fernando Haddad. Do ponto de vista do marketing e da comunicação, há uma série de mudanças que podem ser percebidas.
 
Sumiu o nome do Lula, assim como a afirmação “Haddad é Lula”, que associa diretamente o candidato do PT ao ex-presidente.

O que Aconteceu com o Vermelho PT?

Sumiu o vermelho, a cor do partido. A cor vermelha, de modo geral, representa o guerreiro ou mártir, indica coragem e força. O vermelho representa por um lado o amor e a sorte (vermelho claro) e, por outro lado, a guerra e o perigo (vermelho escuro).
 
A cor vermelha também é associada aos regimes comunistas, está presente na bandeira da China, em todas as comunicações da antiga URSS e é largamente associada à esquerda.
 
O vermelho sumiu inclusive dos fundos das imagens de campanha, dando lugar a um degradê de azul para amarelo simulando um crepúsculo. Este fundo já era usado antes, mas agora se torna o padrão em detrimento do vermelho.

Articulação da Tipográfica

A tipografia foi mantida, com um estilo que simboliza força, dado o peso das letras no nome “Haddad” (em Extra Bold), e que sem as serifas levam à uma fluidez, com o arredondamento de vários cantos.
 
Também é uma forma de se diferenciar da tipografia de Bolsonaro, que recorre à Sans-Serifs clássicas e retas, por vezes em itálico.
 
As letras ficam ligeiramente sobrepostas no nome do candidato, enquanto recebem um grande entrelinhas na inscrição “Presidente” e na inscrição abaixo do nome do candidato.
 
Visualmente isso cria uma moldura e um senso de organização, que não existia no logotipo anterior, totalmente alinhado à direita junto ao número 13.
 
O nome da Vice, que em algumas comunicações anteriores era de difícil leitura devido ao baixo contraste do amarelo escuro com o vermelho, agora ganha destaque.
 
O sobrenome também foi eliminado, facilitando a leitura e tentando um caráter de intimidade do eleitor com a candidata.
 
O novo logotipo parece tentar romper com os padrões históricos do partido, em busca dos votos dos indecisos e de quem votou no chamado “centrão”, suavizando a postura adotada na campanha até agora.

Nova Logo de Haddad é mais Brasil?

A escolha das novas cores é óbvia: verde, amarelo e azul. A cor verde significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. O verde simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude. A cor amarela significa luz, calor, descontração, otimismo e alegria.
 
O amarelo simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. A cor azul significa tranquilidade, serenidade e harmonia. Simboliza a água, o céu e o infinito.
 
A estrela, iconografia associada ao comunismo, presente junto à foice e ao martelo na URSS e também na bandeira da China, ganha novo contexto ao estar associada às cores nacionais, numa alusão ao céu estrelado da bandeira do Brasil.
 
Pela manutenção da dobra no segundo “A” com a fita simulando uma faixa presidencial sendo puxada para cima pela estrela, dá a entender que a mudança já estaria prevista desde o início da campanha.
 
O 13 aparece num círculo sob o fundo vermelho, com o mesmo estranho contraste para o amarelo, o que ainda mantém forte ligação com as simbologias comunistas.
 
É a única iconografia da esquerda que foi preservada. No aspecto cultural há um impacto importante: o brasileiro não é muito afeto à viradas de casaca.
 
Se por um lado a mudança visa atrair o eleitor indeciso, por outro pode soar como traição justamente para as bases do partido. Como se vê, nunca é apenas um logotipo.
Leia a analise completa no perfil do Rafael Rez no Facebook, clique aqui

O Charme da Nova Logo do Haddad

Este post não tem o objetivo de depreciar ou militar pelo candidato em questão, não se trata de preferências, apenas se torna um estudo de case interessante para analisarmos, como marketing digital pode ser aplicando em nichos poucos pensados, e como funciona na política.

Devo salientar que o markerting político é um dos mais pragmáticos que existe, pois há um grande investimento em inteligência de persuasão, para que as campanhas atinjam todas as suas metas.

O marketing político é de fato uma estratégia de guerrilha, onde os candidatos tentam impactar de todas as formas os seus eleitores. Existe um desejo obstinado de se manter na mente do eleitor.

A publicação da nova logo gerou um alvoroço nas mídias sociais, entre eleitores de Haddad e Bolsonaro (PSL) seu rival em 2º turno.

Como é natural, Bolsonaro e sua militância comentam nas redes sociais e fazem brincadeiras sobre as semelhanças entre as duas logos. Como também no slogan de campanha.

Enquanto os eleitores mais ligados ao partido PT acabam não se identificando com essas mudanças, por não conter a cor vermelha que é o padrão do partido.

Essa é uma imagem comparativo das logos dos candidatos,  onde profissionais de Social Mídia discutem todas as alterações que se pode perceber nas redes sociais.

Pelo que se tem noticiado essa estratégia alem de usar marketing de guerrilha, visa convencer eleitores indecisos, se vai dar certo saberemos na dia 28/10/2018. Data das votação de 2º Turno.

Aprenda Marketing Digital e Suas Engenhosas Aplicações

Você entendeu como a analise de marketing de um projeto funciona? Neste case foi analisado os impactos que a criação de uma marca e ou logotipo, que também é conhecido com logo, funciona.

Um profissional bem preparado é capaz de olhar para um estratura de de promoção que uma empresa esteja fazendo, e em questão de minutos explicar em miutos se a empresa esta no caminho certo ou se precisa de corrigir algumas estapas para ter maior exito em suas metas de marketing.

Por isso, eu quero que conheça o treinamento avançado do meu amigo Rafael Rez, na Nova Escola do Marketing, que já formou centenas de profissionais de Marketing Digital Brasil afora, recentemente abriu turma também em Portugal com muito sucesso.

A Nova Escola do Marketing é uma plataforma EAD, que opera 24 horas por dia, oferecendo cursos no formato de MBA. Essa pode ser a sua chance de tornar um consultor de Marketing Digital de alto desempenho junto com o professor Rafael Rez e sua equipe. Clique na imagem para conhecer.

Você pode conhecer os treinamentos do Rafael Rez clicando aqui

Então é isso…

Era pra ser um post curto, mas achei interessante não falar apenas sobre a nova logo de Haddad, mas traz alguns elementos a mais que poderiam enriquecer o entendimento desse teme. Obrigado por ler até aqui.

Curtiu esse post? Então compartilhe, porque deu trabalho pra fazer 🙂

Marketing Político: Nova Logo de Haddad Causa Polêmicas e Divide Corações 💔
5 (100%) 2 votes

Leia também os seguintes posts, você vai adorar...

KopyFest: o maior evento de Copywriting do Brasil #EuVou
views 366
De que adianta eventos com palestras motivacionais, quando o que realmente queremos é conteúdo de qualidade e que realmente faça vender mais? É por i...
Como Ser um Afiliado Profissional (Guia Definitivo)
views 4.8k
Se existe uma carreira que esta em franca ascensão aqui no Brasil, é a de Afiliado Profissional, e neste post eu reuni algumas dicas e orientações que...
Top 5 Sacadas de Como Iniciar um Negócio de Sucesso na Internet
views 755
Se você esta buscando entender como iniciar um negócio de sucesso na internet, eu vou te dar 5 pistas ou melhor 5 sacadas que se você entender perfeit...
Palestra Marketing Digital na Prática com Olímpio Araújo Jr
views 518
A Palestra Marketing Digital na Prática foi desenvolvido pelo consultor Olímpio Araujo Junior, baseado em sua experiência de mais de 17 anos no mercad...
8 Cursos Gratuitos do Google para Empreendedores Digitais
views 2.0k
Inscreva-se em 8 Cursos Gratuitos do Google para Empreendedores Digitais. O Google se preocupa com a forma que seus usuários interagem nas redes socia...
PortoClass: Aula de Facebook Marketing Gratuita
views 428
Toda semana, nas quartas-feira as 20h, você tem um encontro marcado com Camila Porto, onde ela comanda a PortoClass, uma liveclass gratuita para ela c...
Como Ganhar Dinheiro na Internet em 2016
views 7.0k
Como Ganhar Dinheiro na Internet em 2016? Ainda bem que você chegou aqui agora, você esta no lugar certo, as informações que você vai ler hoje são de ...

Joelson Dantas
Joelson Dantas

Joelson Dantas é Empreendedor, Programador e Especialista em Negócios Digitais. Aqui no blog Ideias que Vendem Compartilha dicas e estratégias sobre como Empreender com Marketing Digital.