8ps do Marketing Digital: 5 erros comuns do empreendedorismo digital solucionados com o Método 8Ps

Nesse post separei 5 erros comuns e fatais ao se investir em marketing digital. A intenção é fazer com que você conheça-os e aprenda como evitá-los.

Esta lista apresenta alguns dos deslizes mais praticados por quem é empreendedor digital e falo também do 8Ps do marketing Digital do Conrado Adolpho, como melhor solução em treinamento em Marketing Digital completamente voltado para empreendedores e micro empresários. Confira:

#1 – Desconhecer seu público

O primeiro erro fatal de quem investe em marketing digital é não conhecer exatamente seu público-alvo. É preciso descobrir quem realmente se interessa por sua solução ou conteúdo, por exemplo.  Quem comprará seus produtos ou contratará seus serviços? É muito frustrante investir rios de dinheiro em campanhas, e depois descobrir que se estava falando para o público errado.

Antes de qualquer ação em sua estratégia de marketing digital, procure identificar quem é realmente seu público. Responda a pergunta: Com quem você realmente deseja se comunicar?

#2 – Negligenciar o SEO

O SEO (Search Engine Optmization – Otimização de Sites para Motores de Busca) deve estar totalmente alinhado ao seu marketing. Seu conteúdo deve possuir boas palavras-chave para que as pessoas o encontrem mais facilmente. O SEO tornará seu site ou blog melhor indexado, e mais acessível aos buscadores.

Não mapear as palavras chaves do Nicho de mercado é um erro comum dos aspirantes a empreendedores digitais. O resultado dessa não preocupação é o baixo fluxo nas plataformas e consequentemente, menos lucro.

Como falado no item #1 é preciso saber com quem esta falando, conhecer o publico do seu Nicho, na dúvida, contrate profissionais qualificados, pois eles o ajudarão a encontrar os melhores caminhos.

#3 – Conteúdo fraco

Outro erro fatal é investir em tipos de conteúdos que não acrescentam em nada na vida do interlocutor. Conteúdo inconsistente não transmite autoridade e ainda atrasa a vida do público. Quem é bem informado sabe que o marketing de conteúdo é considerado o novo SEO e futuro do marketing.

Portanto, deve estar no topo da lista de estratégias do seu negócio. Um conteúdo que se preze deve ser consistente, tanto em formato, quanto em periodicidade. Para isso, o empreendedor deve tratar de assuntos aprofundados e não somente encher linguiça.

#4 – Publicar somente conteúdo do negócio

Como assim, meu conteúdo não deve ser sobre minha empresa? Sim e não. De acordo com especialistas, o correto é falar sobre a própria empresa com no máximo 10% do espaço para conteúdo. É totalmente incoerente direcionar a maior parte de sua plataforma para a publicação de fotos de funcionários, de notícias sobre novos clientes e contratos, entre outras informações institucionais.

Lembre-se que a intenção do conteúdo é informar, educar e engajar seu potencial cliente com assuntos que realmente o ajudam. Quem busca por conteúdo, está pouco interessado em saber quem foi o funcionário do mês na sua empresa!

#5 – Gestão Ruim nas Redes Sociais


A regra é clara: Se não está disposto a dedicar-se a seus clientes, evite as redes sociais. Um erro trivial no universo do empreendedorismo é a negligência com as redes sociais. Parece que muita gente cria perfis e páginas de empresas somente para ganhar status. Só que acabam trazendo um efeito negativo maior, ao não importar-se com o público.

Mais uma vez o público? Sim, pois seu negócio deve ser para ele. Nas redes sociais, procure dar atenção as mensagens dos clientes, retorne feedback nos comentários e promova conteúdo (sim, conteúdo de novo) de qualidade nas postagens.

A Metodologia 8Ps do Marketing Digital

Para trabalhar com marketing digital, é preciso conhecer bem esses problemas, evitá-los e ter em mãos ferramentas e técnicas que o ajudarão a alcançar melhores resultados nos empreendimentos.

Aproveitando a chance desse artigo, quero apresentar a você a metodologia 8Ps do Marketing Digital, criada pelo especialista Conrado Adolpho. No meio acadêmico aprendemos que existem 4Ps no marketing, sendo: Preço, Praça, Produto e Promoção.

Durante anos estes tem sido os pilares ao fazer negócios usando uma estratégia de marketing, acontece que com o crescimento do acesso a Internet e explosão do e-commerce no Brasil, Conrado Adolpho com grande expertise em marketing e gestão de agências de marketing digital a anos, encontrou a tendência eminente e desenvolveu esta nova metodologia.

Os 8Ps do marketing digital é a metodologia mais usada no Brasil por agência de marketing digital ou consultores da área e já tem reconhecimento internacional. A metodologia 8ps já formou 33 turmas envolvendo: Afiliados Profissionais, Empreendedores, Empresários, Especialistas de Ecommerce e Consultores de Marketing Digital. Conheça agora um pouco do assunto e eleve seus resultados:

Se você é empreendedor ou empresário e quer aplicar o Método 8Ps do Marketing Digital no se negócio, clique aqui.

Segue um pequeno grossario dos 8Ps:

  • 1º P de PesquisaDeterminar para onde direcionar os esforços com base no entendimento do comportamento online dos consumidores.
  •  2º P de PlanejamentoElaborar o planejamento de marketing digital para definir como o site da empresa se transformará em uma plataforma de negócios.
  • 3º P de ProduçãoExecutar o planejamento elaborado no 2ºP com foco na estrutura do site e em suas funcionalidades.
  • 4º P de PublicaçãoEscolher os conteúdos otimizados e persuasivos a serem publicados no site, de acordo com as diretrizes de SEO.
  • 5º P de PromoçãoProduzir conteúdos relevantes e com viés viral para utilizar o grau de atividade do consumidor para gerar a sua propagação de forma natural.
  • 6º P de PropagaçãoProvocar a rede a compartilhar o conteúdo do site de consumidor a consumidor e assim acumular capital social.
  • 7º P de PersonalizaçãoAdotar uma comunicação personalizada por meio da segmentação do público-alvo com o objetivo de criar relacionamentos.
  • 8º P de PrecisãoMensurar os resultados das ações para saber o que deu cert o e o que deu errado e assim alterar estratégias quando necessário.

 

8ps do Marketing Digital: 5 erros comuns do empreendedorismo digital solucionados com o Método 8Ps
3.3 (65%) 8 votes



Leia também...

Vou Revelar Como Ganhar
de R$3.000R$10.000 
como Empreendedor Digital!

Joelson Dantas

Joelson Dantas é Empreendedor, Programador e Especialista em Negócios Digitais. Fundou o Ideias que Vendem para ensinar você como trabalhar com estratégias do Marketing Digital.

Website: http://www.ideiasquevendem.com