Olá, tudo bem? Estou aqui como convidado do IQV, e vou bater um papo com você sobre como usar estratégias de Inbound e Marketing de Conteúdo para vender mais em seu empreendimento digital.

Especificamente vou falar sobre conteúdo de qualidade que será parde da estratégia do seu infoproduto, mas nada impede de você adaptar as dicas a outros tipos de negócios.

Como Elevar os Resultados de Seu Infonegócio com Conteúdo Estratégico

Afinal, o Marketing de Conteúdo é muito abrangente e pode ser aplicado em qualquer tipo de empreendimento digital, sejam ele loja virtual, franquia, site pessoal, site corporativo e etc. Basta ter um blog e realizar um bom planejamento, de acordo com o mercado e o nicho atendido.

Umas das formas mais tradicionais do Marketing Digital é a criação de um negócio voltado a infoprodução, que nada mais é do que revender criar e vender produtos digitais. Trazemos algumas dicas importantes para você, que já tem ou pretende ter um negócio voltado a esse processo. Confira!

Leia também: 5 dicas de marketing de conteúdo eficiente e fácil

Engajando seu Público

Ninguém melhor do que você mesmo para conhecer os produtos que criou. Para que seu público venha comprá-lo no futuro, é preciso que se engaje ao seu negócio digital e recebam informações que vão ao encontro do que você vende. Por isso, faça bom uso de seu blog. Exemplo: se você criou um curso em vídeo aulas que ensina a ganhar dinheiro com costura, que tal criar um calendário de posts que ajudem no processo? Ou, quem sabe, de dois em dois meses, oferecer um ebook gratuito que faça aumentar a lista de emails e vender mais dos produtos que produz?

Essas foram apenas duas sugestões, mas as possibilidades são inúmeras. Pense em maneiras de engajar seus leitores com conteúdo gratuito. Explicando de forma simples, você cria e publica conteúdos que agregam valor aos leitores, faz com que eles se engajem com sua plataforma, geralmente um blog, se posiciona no mercado, gera a autoridade, e, por fim, consegue fazer com que eles comprem de você. Afinal, eles já têm a confiança suficiente em sua marca através do que você publica.

Leia também: Copysamurai: Aprenda Copywriting passo a passo com Conrado Adolpho

Recorrência e Qualidade                        

Seus posts precisam ser recorrentes. Por isso, publique sempre. Não basta postar um artigo por mês e um ebook por ano. Isso não é viável. Não dá audiência! Então, em quanto tempo se deve publicar? Depende do resultado que pretende atingir com o Marketing de Conteúdo.

Blogs que estão começando atingem boas taxas de retorno com 3 ou 4 artigos por semana. Meu conselho é que se comece com pelo menos um ou dois, no mínimo. Quanto ao máximo, não há limites, desde que seja feito estrategicamente. Pois de nada adianta postar três artigos por dia se o público não corresponder.

Também é preciso dar atenção a qualidade do conteúdo. Publique artigos e ebooks pensando nos seguintes aspectos:

  • Gramática razoável;
  • Bons títulos;
  • Imagens chamativas, com boa resolução;
  • Regras de redação web (parágrafos curtos, bullet points, listas, subtítulos, negritos);
  • Técnicas de SEO (Search Engine Optmization), utilização de palavras chaves.

Leia também: Como ter Boas Ideias para Ganhar Dinheiro na Internet

Etapas do Marketing de Conteúdo

As etapas principais das minhas ações de conteúdo são: planejamento, criação, publicação, compartilhamento, divulgação e mensuração. Cada uma delas merece uma atenção específica.  Irei divulgar agora a maneira que conduzo a ação de conteúdo dos meus blogs em 6 passos. Procure captar a essência e adaptá-la a seu negócio de infoprodução:

  1. Planejamento – Analiso a necessidade, crio os temas e fecho o calendário editorial (dia e hora das postagens);
  2. Planejamento – Desenvolvo os títulos (usando técnicas de redação e palavras chave);
  3. Criação – Produzo o conteúdo (artigo ou ebook);
  4. Criação – Reviso e publico no blog;
  5. Compartilhamento e divulgação – Compartilho os links em todas as plataformas possíveis, como as redes sociais: Facebook, Twitter, Google Plus, LinkedIn, etc.
  6. Mensuração – Aguardo o tempo necessário e meço o retorno (visitas, comentários, compartilhamentos, retuítes, mensagens diretas, orçamentos, etc.). Como citei na primeira etapa, os resultados devem ser pensados no planejamento.

Leia também: TextMachine: Como Troquei um BIG MAC por Uma Nova Profissão

Conteúdo por Email e Links Patrocinados

Não posso deixar de citar que é essencial unir o email marketing a estratégia principal de conteúdo. Basicamente, envio as principais atualizações do blog aos membros de minha lista. Outra forma clássica e muito eficiente de divulgação são os anúncios pagos no Google Adwords e no Facebook, os famosos Links Patrocinados. Quando quero alcançar maiores resultados na divulgação de um novo material rico, como ebooks e planilhas, faço uso destas ferramentas pagas.

Terceirização de Conteúdo

Muitos blogueiros, de fato, não têm tempo de criar, ou até mesmo possuem dificuldades em escrever. Isso é muito comum, e você não deve se martirizar com isso. A solução, que é praticada por milhares de empreendedores digitais, e que você também pode adotar, é terceirizar o serviço de conteúdo. Nesse caso, você pode contratar freelancers para desenvolver os posts, ebooks, vídeos e o que mais você deseja lançar em sua plataforma. Essa é uma maneira profissional e eficaz de alimentar seu blog e atingir seus resultados. Eu, por exemplo, assim como muitos outros especialistas em conteúdo, ajudo dezenas de outros empreendedores a alimentarem seus blogs com serviços de terceirização.

Conclusão

Espero que essas dicas tenham acrescentado em seu ofício de empreendedor digital. Se tiver alguma dúvida, entre contato conosco ou deixe um comentário abaixo. Em breve estarei aqui novamente, trazendo mais Ideias que Vendem. Por falar nisso, não tenha dúvidas quanto à eficácia do Marketing de Conteúdo, pois ele é uma das formas mais inteligentes de vender atualmente. Até mais!

Este é um guest-post enviado por Paulo Macedo do blog paulomaccedo.com

Marketing de Conteúdo para Empreendedores Digitais
3.3 (66.09%) 23 votes

Leia também...


Joelson Dantas
Joelson Dantas

Joelson Dantas é Empreendedor, Programador e Especialista em Negócios Digitais. Aqui no blog Ideias que Vendem Compartilha dicas e estratégias sobre
como Empreender com Marketing Digital.