Uma técnica milenar, muito poderosa que você pode aplicar no seu negócio online ou off-line, que tem o poder de elevar em 10 vezes ou mais seus resultados, independente de qual seja o seu objetivo, basta para isto aplicar a fórmula de maneira correta, hoje vamos falar sobre: Jornada do Herói.

Joseph Campbell o antropólogo que viveu sua vida pesquisando as minúcias do Storytelling, em histórias contadas através das gerações, gostava de mitologia grega, percebeu um padrão que independia dos costumes e culturas locais.

Nota-se que os contadores de história (Storytelling), sempre foram importantes para orientar, educar e formar costumes culturais.

A Jordana do Herói também conhecida como Monomito, amplamente difundida por Joseph Campbell é composta de 12 passos objetivos, serve como engine, base ou padrão para que escritores e diretores de cinema, usem em próprios projetos.

Porem este conceito não se aplica somente ao entretenimento ou a educação, o Monomito é um padrão genérico pode ser claramente percebido em historias bíblicas, nos livros de romance e ficção cientifica, filmes cinematográficos multi milionários, mas que tanto eu como você podemos aplicar para atingir diversos propósitos, por exemplo:

  1. Contar historinhas de conto de fadas para nossos filhos e netos!
  2. Animar uma roda de conversa entre amigos!
  3. Apimentar um relacionamento interessante!
  4. Convencer o seu chefe que você merece aquela promoção!
  5. Vender muito mais que um cliente indeciso queira comprar!
  6. Conquistar o público alvo do seu nicho de mercado!

Vamos lá então, bora. 🙂

Jornada do Herói: Personagem

Precisamos primeiro de um enredo bem envolvente, que vai despertar o interesse de nosso público. Assim podemos passar informações importantes que farão nossa audiência nos ouvir, confiar e acreditar em nós de tal maneira, que defenderiam nossa ideia, marca ou produto.

Para o exemplo aqui eu escolhi o herói Hercules, um semideus da mitologia grega que na ultima versão para os cinemas, foi representado por The Rock.

Assisti ao filme Hercules duas vezes, só pra escrever este post… 🙂

A Jornada do Herói consiste de 12 passos cíclicos, um framework criado por Joseph Campbell como já disse, onde concentramos todo diálogo em um herói de livre escolha, eu poderia escolher falar do Presidente Barak Obama por exemplo…

Como aqui tratamos de empreendedorismo digital e negócios online, vou procurar fazer uma adaptação da Saga de Hércules, para nossa realidade.

Observação: Para a história ficar mais intuitiva tomei a liberdade de trocar Passo por Desafio, ok!

Desafio #1 – Mundo Comum (Status Quo) 

Um empreendedor digital, desenvolve ao longo de seu caminho diversas habilidades, com o objetivo de se destacar dos demais no seu segmento, embora isso nem sempre seja um processo fácil e desejável.

Alguns empreendedores vão empreender por necessidade, e esta é a pior forma de começar, justamente quando buscam uma renda extra para pagar as contas no final do mês.

Claro que é possível ter uma renda extra com internet, mas a coisa fica mais interessante quando você encara esta oportunidade como um negócio de verdade. 

O empreendedor ao ter contato com marketing digital precisa ter um conhecimento prévio, que pode ser obtido no Sebrae por exemplo, assim terá mais condições de encarar um negócio digital de forma profissional. 


A vida cotidiana do herói, ele não imagina o que o futuro lhe reserva.

Bem-vindos a Saga dos 12 Desafios de Hércules. A lenda diz que ele era filho de Alcmena, uma cidadã da Grécia antiga, que apesar de servir a deusa Hera teve um curto relacionamento com Zeus (pois é o cara era atrevido mesmo)

Zeus queria conceber um protetor aos seus devotos e escolheu a Alcmena. No entanto a deusa Hera não aceitou a vontade de seu todo poderoso marido e por várias vezes tentou acabar com o filho bastardo. 

É claro que o menino Hércules foi protegido, cresceu saudável, mas viveu um dilema de ser considerado filho de mãe solteira, mas graças à seus prodígios foi aceito como filho genuíno de Zeus.  

Desafio #2 – Chamado à aventura

O empreendedor digital chega a um momento que sente que é hora de sair da rotina e fazer algo novo ou por algum motivo, fatos e fenômenos inesperados o lançarão em uma empreitada que terá de encarar. Um novo projeto por exemplo.

A minha pergunta para você é: qual a sua motivação, por que você acha que pode ganhar dinheiro na internet de forma sustentável?


A rotina do herói é rompida por um evento repentino, nunca antes presenciado.

O ultimo episódio de Hércules não relata fatos da sua juventude, porem foi neste período que o herói aprendeu a usar suas habilidades, por muitas vezes Hera tentou corrompe-lo e direciona-lo para o caminho do mal.

Entretanto Zeus sempre interferia, dando a Hércules o senso de justiça e bondade, guiando os seus passos e propositalmente destacava pessoas que pudessem ajudar o herói a seguir uma jornada honrosa. Pois a missão de Hércules era proteger os cidadãos da Grécia antiga.

Neste período ele venceu Hidra de Lerna, uma temida serpente de muitas cabeças (no começo tinha 9).

Desafio #3 – Recusa ao chamado

O empreendedor digital é o profissional que tem como commodity o seu próprio desempenho, ex: ao atuar como afiliado, descobriu como ganhar R$ 5.000 mensais, mas precisa procurar novas maneiras de monetizar para não ver o seu negócio parado.

É preciso desenvolver um plano B. No meu caso esta foi a segunda coisa que aprendi, no livro eletrônico do Conrado Adolpho: “Você tem um Plano B?”. Quando li o e-book muitas chaves viraram na minha cabeça.

Digo a segunda coisa porque eu também usei a palavra mágica no Google: Como Ganhar Dinheiro na Internet?


Nosso herói rejeita novos desafios, quer desfrutar a vida como um cidadão comum.

Aqui a aventura começa de fato, Hércules já conclamado herói da Grécia, casou-se com sua linda esposa Mégara e agora era pai de 3 filhos perfeitos (hum… filho de semideus é o que? pre-semideus?) 😐

Mas um fato muda tudo, um determinado dia sua esposa e filhos são encontrados mortos em sua casa, e nosso herói estava aparentemente drogado, sendo assim foi acusado da morte da própria família.

Triste fato que o obrigou a seguir um caminho que não desejava, tornou-se um mercenário e vivia das suas conquistas de guerra.

Desafio #4 – Encontro com o Mentor

O empreendedor digital não é auto-suficiente, embora possa desempenhar seus projetos na maior parte, sozinho, em algum momento ele se sentira estagnado, e vai precisar de ajuda. 

Esta é hora de procurar desenvolve um mindset empreendedor, com apoio vindo de amigo experiente, mentoria particular ou Grupo Fechado de Mastermind.


Hora de elevar o potencial ao próximo nível com ajuda de um Mestre.

Desde que Hércules perdeu a família, ele sentia que de alguma forma foi traído, no fundo, no fundo, o que ele mais queria era vingar-se pela perda da família.

Amphiarus (velho vidente) ajuda nosso herói a seguir sua jornada, prevendo sucessos ou fracassos na travessia. Hércules conta também com outros amigos:

#1. Autolycus (faquir);
#2. Atalanta (arqueira);
#3. Tideu (carinha muito louco);
#4. Iolaus (sobrinho, bajulador);

Desafio #5 – Travessia do Limiar

O empreendedor digital sabe que esta em campo, e que agora é tudo ou nada, de preferência tudo, é hora de se jogar de cabeça no seu projeto e faze-lo vingar.

Como empreendedor digital você pode atuar como afiliado recomendando produtos de terceiros, ou se tornar um infoprodutor criando seus próprios cursos online e serviços digitais, e disponibilizar para venda com ajuda dos afiliados de plataformas como: Hotmart, Eduzz, Monetizze, Clickbank.

Algumas vezes vai precisar virar a noite em claro, vai fazer muitos rascunhos, vai fazer cursos e participar de masterminds, vai estar em congressos presenciais. Não vai descansar até que seu negócio digital esteja sustentável e gerando renda residual.


Nessa fase, nosso herói decide se aventurar. Sua decisão pode ser motivada por vários fatores, um deles é o senso de justiça e dever a cumprir.

Me lembro da cena de Iolaus tentando ganhar tempo com os piratas, contando os grandes feitos de Hércules: como venceu a Hidra de Lerna, como capturou vivo Javali de Erimanto, mas o seu maior troféu foi ter vencido o Leão de Nemeia, fala sério deu um bom casaco de couro.

Iolaus (manja muito de Storytelling) era um grande contador de histórias, penso que ele ajudou a Joseph Campbell na hora de formatar o conceito da Jornada do Herói 🙂

Após ter vencido os piratas, recebido a recompensa, Hércules comemorava com seus amigos a nova conquista, até que foi abordado por Ergenia, princesa de Trácia, com um novo desafio que ele não pode recusar: O seu peso em ouro para vencer a guerra de seu país. Nem eu recusaria. 

Desafio #6 – Testes, aliados e inimigos.

O empreendedor digital, como já disse trabalha muitas vezes sozinho, na grande maioria dos casos não tem apoio ou compreensão da própria família, isto é ruim, pois se não houver firmeza vai ser estimulado pela família a desistir do seu projeto. 

A verdade é que as pessoas próximas, não querem que você se envolva em problemas e muito menos perca dinheiro em negócios incertos e arriscados.

Empreender, seja lá no que for, é e sempre terá riscos. Seu papel é planejar antecipadamente suas ações, e verificar a idoneidade dos negócios que participa para não se sentir frustrado. 


A maior parte da história se desenvolve nesse a partir de agora. No mundo especial! Coisas inesperadas vão acontecer, novos aliados e inimigos também, vão forçar nosso herói a se desenvolver na sua jornada

Hércules e toda sua equipe é apresentado ao rei Cotys da Trácia, que experimenta cada integrante do grupo, no intuito de confirmar se as lendas a respeito de Hércules são mesmo verdade. Fica surpreso.

Hércules é contratado para preparar o exercito da Trácia contra a ameaça dos Centauros, apesar de o treinamento ser efetivo, o exercito precisava ainda de mais tempo para se fortalecer, só que já era tarde demais.

A guerra era eminente, nosso herói foi obrigado a participar do confronto para garantir que tudo fosse favorável.

Desafio #7 – Aproximação do objetivo

Pois é meu amigo empreendedor digital, nem tudo são flores, mas nem tudo são dores também, a boa noticia é que a experiência leva a perfeição.

A cada dia que passa você se sentira cada vez mais preparado e resiliente as mudanças pertinentes ao Marketing Digital. 

Não tenha duvida, não será fácil, mas vai valer a pena! 


O herói esta prestes a cumprir o objetivo da sua missão, mas a tensão aumenta e suas metas tem o prazo estendido por incertezas no caminho.

Fala sério, se tem uma coisa que o Hércules sabe fazer e comandar uma boa guerra, formar bloqueios intransponíveis de homens encouraçados.

Intensificar um ataque de frente apenas com sua clava na mão. E quando parece que as coisas vão complicar ele tem um trunfo surpresa.

A cena de guerra do filme foi bem interessante, confesso que nem percebi quando a pipoca acabou. 😀

Desafio #8 – Provação máxima

Se tem uma coisa que todo o empreendedor digital deve saber é que, você vai fracassar, você vai cair por nocaute, vai entrar em um beco sem saída, pessoas que pareciam confiáveis vão te abandonar. Você vai estar no fundo do poço.

Defina o seu fundo de poço. Você precisa ficar atento para superar momentos ruins em sua empreitada, por exemplo, atualmente o maior dilema no marketing digital, são os bloqueios de contas de anúncios do Facebook Ads, o que fazer?

Aprender trabalhar com novas fontes de trafego 🙂

Por isso meu amigo, como diz o Flávio Augusto: Pense fora da Caixa!


Momento de sofrimento e dor – sem comentários (por favor mais pipoca)

Que coisa, nosso herói resolveu praticar um ato de heroico…

Neste momento ele estava realmente assumindo o seu legado de semideus, exercendo uma bondade e compaixão que teoricamente seria própria de sua natureza.

Ao perceber as verdadeiras intenções de Tyros, Hércules renuncia o mercenarismo e passou a defender o maior símbolo pelo qual sempre acreditou… O símbolo da família.

Esta bem… Eu não mencionei antes, mas Ergenia tinha um relacionamento amoroso com o Phineus (o não centauro), e tinham um filho juntos, eu sei que o menino era o verdadeiro herdeiro do trono de Trácia. Só que tinha uma avo sovina, que apesar de estar velho e gaga, queria continuar no poder (pelo menos até bater as botas).

Infelizmente, Hércules caiu em uma armadilha, da qual contribuiu treinando o exercito da Trácia e foi preso. 

Desafio #9 – Conquista da recompensa

Pocha, estou gostando de ver, esta ainda junto comigo lendo este post enorme? É isso ai. Se tem uma coisa que todo empreendedor digital deve ter é persistência e consistência.

Persistência é diferente de teimosia: quando você sabe do seu potencial e sabe quais resultados pode obter deve manter a persistência, não é fácil, é preciso ter um mindset bem estruturado pra não sucumbir com o passar do tempo. 

Porem não adiante você ser persistente, se não tem consistência em suas ações, tem um ditado que diz: “pra quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”. É, ir pra qualquer lugar é algo que eu não desejo pra ninguém.

Defina sua metas, prepare o seu mindset eficazmente, melhore sua performance de forma consistente. 


Depois de ter sobrevivido a sua provação extrema, o herói conquista a recompensa.

Existia uma conspiração, uma acordo entre o rei da sua terra natal (você sabe o nome do rei?) de Hércules e Tyros, para o aprisionarem e acabarem de vez com o herói.

Preso por fortíssimas  correntes, nosso herói precisou de um apoio moral pra não desistir de sua causa, por sorte la estava  Amphiarus (o vidente) lembra dele? 

Amphiarus ajudou Hércules a se libertar e realmente acreditar no seu potencial como semideus, alem disso, existia um fato mais que interessante, Cerberos o lobo de três cabeças (na verdade, eram três lobos).

Foi o rei de Hércules que o embriagou e coordenou a morte da família, através de Cerberos bichinho nada dócil.

Hércules liberou uma força deuzhumana, arrebentando os pilares que o prendia as correntes, e se pôs em combate com Cerberos, até que aniquilou seu maior oponente.

Para o rei iníquo (que eu não sei o nome), o seu veredito também foi a aniquilação.

Desafio #10 – Caminho de volta

Para um empreendedor digital, não tem meio termo… ou é resiliente ou não. É preciso coragem para não desistir, e continuar fazendo um bom trabalho, o melhor de tudo é ter o reconhecimento de pessoas queridas, mentores e receber comissões rechonchudas das plataformas de afiliação.

“Faça ou não Faça, Tentativa não Existe” Mestre Yoda 🙂


Em se tratando de Jornada do Herói esta é a parte com menos enfase, em alguns casos nem é usada.

Agora Hércules é o mortal mais poderoso da terra, combinando isso a sua fúria se tornou alguém, imparável a ponto de vencer sozinho todo o exercito Traciano.

Desafio #11 – ressurreição

Empreendedor digital espero que você não negligencie a sua jornada, pois tanto você como eu, somos heróis de nossa própria historia, cada um na sua velocidade e ritmo, uns com mais resultados, outros que precisam amadurecer mais, mas é isso.

Se posso te dar uma dica: Não desista dos seus sonhos.


Aqui o herói pode ter que enfrentar uma trama secundária não totalmente resolvida anteriormente.

Hércules termina sua missão mais forte do que nunca, terminou o confronto, ressentimento de frustrações antigas consolada mediante a conquista da vitória tão almejada. 

É hora de juntar os pesos em ouro e partir em retirada, novos sonhos e novas conquistas estão por vir, Hércules é um herói e ele nunca para.

Muitas lições aprendidas, feridas fechadas, agora é hora de voltar pra casa.  

Desafio #12 – Retorno transformado

Agora você deve entender como funciona a Jornada do Herói, certo empreendedor digital?

Assim será capaz de contar uma boa historia para sua audiência e isso vai ajudar você a conquistar muito, muito mais com menos esforço, pelo menos em relação à antes de ler este post.

A Jornada do Herói, pode ser aplicada em várias formas de conteúdo: textos (como este), vídeo, áudio, e-books, e-mail marketing, dvd, lançamento de produto.

Talvez você não saiba, mas a Jornada do Herói combina a aplicação de vários gatilhos mentais (eu ainda vou escrever sobre isso), inclusive esta é a lógica por traz de muitos lançamentos de produtos de informação.

Então use a Jornada do Herói nos seus projetos, os resultados são fantásticos.  


Finalização da história. O herói volta ao seu mundo, mas transformado – melhor do que nunca.

Muito bem, chegamos ao fim, com a sensação de dever cumprido.

Tem muita gente que adora ver os créditos porque estes sempre reservam algumas senas interessantes, alguns trechos de falha nossa, preparação dos cenários e figurinistas dos atores. Eu não gosto.

Importante perceber como A Jornada do Herói, um conceito tão antigo desenvolvido por Joseph Campbell funciona tão bem até hoje, um modelo responsável por campeões de vendas bilionárias em bilheterias dos cinemas.

Concluindo…

Que bom que chegou até aqui, este texto foi pensado para ajudar você na construção de conteúdo digital que fornece alto valor percebido em suas ofertas.

A escolha do herói foi aleatória, eu poderia contar a história do Chapolin Colorado que daria certo, mas por se tratar do conceito de Joseph Campbell, estudioso da mitologia grega, Hércules foi o melhor escolha de personagem para se aventurar aqui no #IQV.

Se você quiser saber mais sobre a Jornada do Herói recomendo a leitura dos seguintes sites:

Agora é com você, aplique o Storytelling em sua estratégia de marketing, transforme sua audiência em heróis. Eu realmente espero ter conseguido passar o conceito de uso da estratégia para você, fique a vontade para dar o feedback que quiser.

Curtiu o post? Deixe um comentário 🙂

Jornada do Herói: Os 12 Desafios de Hercules – A Arte de Contar Histórias Milenares e Conquistar Sucesso
3.8 (76.67%) 24 votes

Leia também...


Joelson Dantas
Joelson Dantas

Joelson Dantas é Empreendedor, Programador e Especialista em Negócios Digitais. Aqui no blog Ideias que Vendem Compartilha dicas e estratégias sobre
como Empreender com Marketing Digital.

  • Anna Lara

    Apesar de tudo o herculés já foi nossa inspiração. Agora com esse artigo vou me desenvolver ainda mais .