Uma técnica milenar, muito poderosa que você pode aplicar no seu negócio online ou off-line, que tem o poder de elevar em 10 vezes ou mais seus resultados, independente de qual seja o seu objetivo, basta para isto aplicar a fórmula de maneira correta, hoje vamos falar sobre: Jornada do Herói.

Joseph Campbell o antropólogo que viveu sua vida pesquisando as minúcias do Storytelling, em histórias contadas através das gerações, gostava de mitologia grega, percebeu um padrão que independia dos costumes e culturas locais.

Nota-se que os contadores de história (Storytelling), sempre foram importantes para orientar, educar e formar costumes culturais.

A Jordana do Herói também conhecida como Monomito, amplamente difundida por Joseph Campbell é composta de 12 passos objetivos, serve como engine, base ou padrão para que escritores e diretores de cinema, usem em próprios projetos.

Porem este conceito não se aplica somente ao entretenimento ou a educação, o Monomito é um padrão genérico pode ser claramente percebido em historias bíblicas, nos livros de romance e ficção cientifica, filmes cinematográficos multi milionários, mas que tanto eu como você podemos aplicar para atingir diversos propósitos, por exemplo:

  1. Contar historinhas de conto de fadas para nossos filhos e netos!
  2. Animar uma roda de conversa entre amigos!
  3. Apimentar um relacionamento interessante!
  4. Convencer o seu chefe que você merece aquela promoção!
  5. Vender muito mais que um cliente indeciso queira comprar!
  6. Conquistar o público alvo do seu nicho de mercado!

Vamos lá então, bora. 🙂

Jornada do Herói: Personagem

ideiaquevendem-jornada-do-heroi-hercules

Precisamos primeiro de um enredo bem envolvente, que vai despertar o interesse de nosso público. Assim podemos passar informações importantes que farão nossa audiência nos ouvir, confiar e acreditar em nós de tal maneira, que defenderiam nossa ideia, marca ou produto.

Para o exemplo aqui eu escolhi o herói Hercules, um semideus da mitologia grega que na ultima versão para os cinemas, foi representado por The Rock.

Assisti ao filme Hercules duas vezes, só pra escrever este post… 🙂

A Jornada do Herói consiste de 12 passos cíclicos, um framework criado por Joseph Campbell como já disse, onde concentramos todo diálogo em um herói de livre escolha, eu poderia escolher falar do Presidente Barak Obama por exemplo…

Como aqui tratamos de empreendedorismo digital e negócios online, vou procurar fazer uma adaptação da Saga de Hércules, para nossa realidade.

Observação: Para a história ficar mais intuitiva tomei a liberdade de trocar Passo por Desafio, ok!

Desafio #1 – Mundo Comum (Status Quo) 

Um empreendedor digital, desenvolve ao longo de seu caminho diversas habilidades, com o objetivo de se destacar dos demais no seu segmento, embora isso nem sempre seja um processo fácil e desejável.

Alguns empreendedores vão empreender por necessidade, e esta é a pior forma de começar, justamente quando buscam uma renda extra para pagar as contas no final do mês.

Claro que é possível ter uma renda extra com internet, mas a coisa fica mais interessante quando você encara esta oportunidade como um negócio de verdade. 

O