Hotmart versus ClickBank como aproveitar a concorrência

Quem esta antenado no mundo do marketing digital, mais especificamente no marketing de afiliados, sabe quais são os dois nomes mais conhecidos quando se trata de ganhar dinheiro na internet: Hotmart e ClickBank.

Estas plataformas trabalham no mercado de Infoprodutos, que é mais conhecido como produtos digitais, as duas empresas atuam em todo mercado de internet, oferecendo um gama de recursos para o empreendedor digital iniciar seus negócios de forma lucrativa na Internet.

Como usar o Hotmart versus Clickbank nos negócios digitais

Vamos fazer então nossa comparação entre o Hotmart versus Clickbank, mas antes, preciso falar dos usuários destes tipos de plataformas, para que você possa se situar mais rapidamente.

As atividades nas plataformas de produtos digitais se dividem em 3 grupos, vejamos:

  1. Produtor: Responsável pela criação de treinamento digital, curso online ou serviço de internet, usa sua expertise para criar uma solução, uma compilação inteligente, bem estruturada  e organizada didaticamente, que atendem nichos de mercado específicos.

  2. Afiliado: é o profissional que trabalha na divulgação dos produtos digitais desenvolvidos pelo Infoprodutor. ele é o responsável por despertar o interesse do publico de seu nicho de mercado, oferecendo informações relevantes para sua audiência, criando um relacionamento, através de uma especie de suporte todo personalizado com sua lista.

  3. Cliente Final: A pessoa mais importante para o Infoprodutor  e o Afiliado, o cliente é o elo mais poderoso entre estes dois profissionais, pois é ele quem decide adquirir um produto digital ou não, o dinheiro esta na mão do cliente. Porem ele estará disposto a comprar por dinheiro, ou outra moeda de troca equivalente, desde que a solução oferecida resolva o seu problema.

O empreendedor digital pode atuar nas duas áreas simultaneamente, tando como produtor, e também como afiliado de outros produtores, e assim aumentar seus resultados. Geralmente os ganhos como afiliado giram em torno de 30% a 75% por venda de infoprotudo.

Hormart é a melhor plataforma de produtos digitais para brasileiros

Fundada pelo empreendedor João Pedro Rezende, em 2009, nascida de um projeto acadêmico a Hotmart logo se tornou referência em comércio de produtos digitais no Brasil. A Startup funciona como um ecommerce de produtos digitais e permite aos seus usuários comprar, vender e afiliar-se a uma infinidades de infoprodutos, que vão desde softwares a cursos e treinamentos.

Para você não ficar confuso o termo Infoproduto é sinômimo para Produto Digital, é melhor se acostumar com ele pois vai ler muito sobre na Internet.

Hotmart é atualmente a maior e mais popular empresa brasileira desse setor. Sem contar que é pioneira no comércio de produtos digitais em larga escala. O número de materiais informativos sobre a organização é grande. Na internet podemos encontrar centenas de vídeos no Youtube, artigos, e-books, e até cursos que ensinam sobre o sistema Hotmart.

Leia: Hotmart Experts – O Melhor Treinamento Para Afiliados do Hotmart

Outro fato que podemos destacar sobre a Hotmart, é que ela é uma empresa 100% brasileira. A equipe da empresa focou em estratégias para nichos e mercados brasileiros, atraindo grandes nomes do Marketing Digital brasileiro, tais como:

  • Erico Rocha da Formula do Lançamento
  • Conrado Adolpho do 8Ps do Marketing Digital, CopySamurai, iJumper
  • Alan Pakes do Conaed
  • Camila Porto do Facebook para Empresas
  • Henrique Carvalho do Triade do Dinheiro
  • Victor Damário do Congresso dos Afiliados
  • Vinícius Possebon do Queima de 48 horas
  • Michael Oliveira do Formula dos Vídeos

Estes são alguns nomes, mas existem muitos outros grandes nomes do empreendedorismo digital que se tornaram grandes parceiros da plataforma, dando muita escala ao negócio de infoprodutos a nível nacional. Porem apesar de alguma limitação a empresa também atua dando suporte a estrangeiros que desejam comprar e vender através da plataforma.

Hotmart é um empresa do Grupo Buscapé, que patrocina a Startup através do seu sistema de pagamentos bcash, que facilita o processo de transferência de valores de forma muito transparente e rápida. Com o bcash o cliente pode pagar por boleto e cartão de credito, tudo de forma muito objetiva.

Para pessoas que estão fora do Brasil é possível comprar produtos digitais através do paypal, num processo igualmente simples, pois você pode pagar direto com seu cartão de credito, ou até mesmo utilizar seus valores creditados em sua conta paypal.

Alem de contar com uma garantia incondicional de 30 dias. Se o produto não lhe atende, é só pedir o reembolso dentro do prazo, e recebera integralmente o valor pago.

Cuidados que o afiliado precisa ter com o Hotmart

Por mais que a plataforma se esforce não é possível garantir que os produtos oferecidos sejam de boa qualidade, ou que entreguem o que prometem, são milhares de produtos sendo vendidos dentro da plataforma que estão liberados para afiliação. Neste caso o afiliado deve analisar bem o produto antes, verificando os seguintes indicadores:

  1. Temperatura inicialmente de 20° (vinte graus)
  2. Blueprint iniciamente de 4 pontos.
  3. Indice de Avalição inicialmente  de 3 pontos

Um outro indicador a ser considerado é se o produtor usa o novo recurso do hotmart, o hotleads

Saiba mais: Hotleads: uma nova forma de rastrear suas vendas

É importante tomar atenção nisto, porque mesmo que o produto não esteja entre os mais vendidos, não significa que não seja de boa qualidade. e se o produto atende estes indicadores iniciais, significa que o produtor já esta tendo bons resultados em vendas.

Enfim o Hormart é uma excelente plataforma de produtos digitais, com processo ganha ganha, em cascata:

  • Ganha o Cliente Final por poder comprar com segurança.
  • Ganha o Afiliado que recebe reconhecimento e consequentemente mais vendas.
  • Ganha o Produtor em escala, devido ao trabalho de seus afiliados que promovem seu produto digital.
  • Ganha a Plataforma por facilitar todo o processo através de sua estrutura comercial.

 O Clickbank é a plataforma de produtos digitais multinacional

O Clickbank é uma das maneiras mais confiáveis de como ganhar dinheiro na internet, a empresa esta online desde 1998, são aproximadamente 16 anos, até a data deste artigo. Isto prova a seriedade e comprometimento da plataforma com seus Afiliados e Produtores.

Para conhecer melhor a plataforma, faça o seu cadastro clicando aqui.

O Clickbank esta presente mundialmente e atua em países de língua inglesa, espanhol, francês, alemão e português. Fornece suporte nativo para todos seus clientes e parceiros. Possui escritórios e equipes estratégicas em vários locais do mundo, com a finalidade de manter um relacionamento e suporte personalizado em cada pais.

O Clickbank possui milhares de infoprodutos disponíveis para afiliação, e atende vários nichos de mercado de comportamento e culturas diferentes, é uma grande oportunidade de diversificar os ganhos dependendo da experiência do afiliado, pois pode estudar cuidadosamente nicho de mercados internacionais e descobrir um mar azul para seus negócios, com uma concorrência menor, definitivamente é uma ótima chance de ganhar dinheiro na internet no conforto de sua casa.

Clickbank versão brasileira

Em 2013 veio para o Brasil para entrar de vez no mercado de marketing de afiliação por aqui, esteve presente em eventos para divulgação de sua marca, fez parcerias com profissionais importantes do marketing de afiliação. Porem com a forte presença do Hotmart já estabelecida, não recebeu tanta atenção do publico.

O Clickbank é uma empresa americana, de caráter global, já atua em vários países, tem produtos em língua portuguesa, mas são poucos… Isto pesou na sua inserção no mercado nacional, os afiliados brasileiros, a grande maioria tem pouco experiencia na atividade e estão ainda aprendendo esta linda profissão, não pensam em explorarem nichos de mercados internacionais.

Produtores firmaram ótimas parcerias com o Hotmart, o que inviabiliza no primeiro momento a migração de sua estruturas para outras plataformas como a do Clickbank.

Como ganhar dinheiro com o Clickbank

A plataforma funciona de forma similar ao Hotmart, permitindo Produtores e Afiliados trabalharem de forma muito segura e com toda a confiabilidade de uma empresa que tem mais de 16 anos no mercado, pagando milhões de dólares aos seus parceiros todo ano.

Produtores tem total controle para a criação e disponibilização de seus infoprodutos, e conta com um sistema de recrutamento muito detalhado e eficaz.

Afiliados por sua vez, conseguem escolher produtos digitais facilmente em vários nichos de mercado rentáveis, podendo receber o valor de sua comissão que pode chegar a 75% totalmente em dólares americanos. Os pagamentos são enviados em cheques nominais para o endereço do afiliado.

A plataforma estuda outras formas de pagar seus parceiros,  e falasse no cartão de debito Payonner, como alternativa para pagamentos internacionais.

Conheça o Clickbank e comece a ganhar dinheiro na internet, faça o seu cadastro clicando aqui.

Hotmart versus Clickbank

O Clickbank demorou a se instalar no Brasil, como mencionei acima, chegou aqui em 2013, isso colocou a empresa em desvantagem em relação ao Hortmart, neste período que seu principal concorrente aqui já tinha emplacado no mercado de produtos digitais.  Porem o Clickbank tem um grande desafio em se tratando  publico brasileiro, alem de diversificar as formas de pagamento dos seus parceiros, precisa conquistar o interesse de grandes infoprodutores e top afiliados como o Hotmart já tem.

Por enquanto o Hortmart é a melhor opção para que os Afiliados brasileiros ganhem dinheiro na internet, alguns afiliados chegam a faturar mais de R$ 10.000 por mês, divulgando produtos que tem alta taxa de conversão e vendendo como loucos. Os menos experientes começam divulgar e logo realizam as suas primeiras vendas.

Alem de contar com um sistema de transferência de valores muito eficiente, como bcash e o paypal.

Porem Clickbank se encaixa como uma alternativa para diversificação de ganhos, e de maneira nenhuma deve ser desconsiderada nos seus negócios. Estude a plataforma e faça testes promovendo seus produtos, certeza que terá ótimos resultados.

Concluindo

Este não é o primeiro post da internet que trata da briga entre plataformas de afiliação, se você pesquisar vera muitos outros posts, abordando esta briga de gigantes doidos para conquistarem o mercado brasileiro de produtos digitais, na minha opinião como afiliado ou mesmo como produtor, é preciso que haja esta concorrência e é até mesmo muito saudável, pois torna o mercado de marketing de afiliados mais democrático.

E você o que pensa sobre o tema, acha que o Hotmart é o bastante, ou seria bom diversificar os ganhos com o Clickbank ou até outras plataformas?

Curtiu esse post? Deixe um comentário 🙂

Hotmart versus ClickBank como aproveitar a concorrência
4 (80%) 24 votes

Leia também...

Aula Gratuita Revela Como Fatura R$8.411,98 Em 1 Mês Na Internet, Começando do Zero...

Nossos Membros Vip já Viram isso, só Falta Você!

Joelson Dantas

Joelson Dantas é Empreendedor, Programador e Especialista em Negócios Digitais. Fundou o Ideias que Vendem para ensinar você como trabalhar com estratégias do Marketing Digital.

Website: http://www.ideiasquevendem.com

  • Oi Joelson. Excelente assunto. Pesquisamos muito sobre as duas plataformas antes de terminarmos a arquitetura do América Latina Experts. O que encontramos no Hotmart foi uma “panela muito saborosa”, mas com um caldo que não permite que sintamos o sabor de cada alimento! 😀 Parece que lá, a ideia é falar sempre das mesmas coisas, e esse tipo de mercado, mais do mesmo, vai acabar mudando de forma, uma hora ou outra. O Clickbank, por sua vez, traz uma gama enorme de possibilidades, inclusive no que se refere à ampliação internacional. Temos vários Experts no site que moram em outros países e dominam idiomas diferentes, o que nos possibilita referenciar produtos diferenciados, com o target exato do cliente. O ideal é aproveitar o melhor dos dois mundos, na minha opinião. Gostei muito da sua abordagem: franca e democrática. Parabéns.

    • Ola Alê Barello, que bom que gostou, procurei ser imparcial e tratar do tema como uma pesquisa, no marketing digital brasileiro esta mudando rapidamente, temos que nos adaptar e encontrar as melhores alternativas, tais como o Hotmar ou Clickbank, neste caso para venda de projetos digitais.
      Obrigado por comentar e sucesso nos seu negócios.