Em 21 de Abril de 2015, o Google liberou mais uma de suas temidas atualizações de algoritmo, o Google Mobile Friendly, tem muitos webmasters e empresários preocupados sobre como vai ficar o posicionamento de seus sites na SERP do Google após a mudança.

Não é de hoje que se fala em mobilidade, com o crescimento exponencial de usuários de Smartphones e Tablets, era evidente que isso ia acontecer a qualquer momento.

É claro que o Google quer estar onde seu usuário esta, de preferência pesquisando em www.google.com

É uma equação simples:

X = Mais usuários * (Mais Mobile + Mais Internet)
X = (Mais Pesquisas)³
X * Anunciantes = Mais $$$ para Google 

Leia também: 4 Bichinhos do Google que você precisa Domar

Qual o Objetivo do Google Mobile Friendly?

google-mobile-frindly-dispositivos

A pouco mais de um ano o Google vem anunciando e preparando Webmasters e Empreendedores sobre a necessidade desta atualização, a que adaptem sites de seus negócios, para que funcionem perfeitamente em dispositivos móveis.

Simplificando, o Google quer que seus usuários tenham uma melhor experiência de pesquisa através de Smartphones e Tablets.

Se você não tem um site que possa ser usado confortavelmente pelo seu visitante, você perde pontos, perde relevância nas buscas realizadas diariamente, quando estas pesquisas forem feitas através de smartphones.

Estima-se que um site não otimizado para SEO Mobile, pode perder de 25% a 30% de buscas, eu penso que isso vai fazer uma diferença danada no seu negócio no final do mês, não é mesmo?

Meu Site esta Pronto para o Google Mobile Friendly?

Calma, não criemos pânico, se você não tem um site dentro das especificações para aparelhos moveis, não é o fim do mundo, na verdade há muita solução.

O Google disponibilizou uma ferramente que verifica se o seu site esta pronto para essa atualização, e você pode acessa-la aqui: https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/

Ao inserir a URL do site no campo solicitado, você se capaz de verificar se seu site precisa ser otimizado para o Google Mobile Friendly ou não.

Posso adiantar que se seu site ainda é baseado em flash, tabelas, até mesmo html 4.0 mal escrito, você esta com sérios problemas, e os ajustes não vão ficar nada baratos.

Neste caso contrate um bom consultor ou faça um treinamento especializado em Internet Mobile. 

Curso de SEO Mobile Express

Este é o 1º curso de SEO Mobile do Brasil. O conteúdo é de altíssima qualidade e vai auxiliar diversos profissionais a terem um melhor desempenho de seus sites nas buscas do Google, após o lançamento do novo Update Mobilegeddon.

O Curso de SEO Mobile Express visa auxiliar os profissionais de internet a se atualizarem com as melhores práticas para desenvolvimento e otimização de sites para celulares e tablets. 

Ministrado por Daniel Imamura, especialista em SEO, o curso visa trazer conhecimentos teóricos e práticos em formato de vídeo-aula. Você pode adquirir este produto CLICANDO AQUI

Leia também: 5 ferramentas do Google que Você precisa saber usar

Se meu Site for Responsivo Eu Posso Ficar Tranquilo?