Redes Sociais: Fazer Campanhas de Marketing Antes de Jogos Da Copa do Mundo Pode Ser um Tiro No Pé

A copa do mundo é um evento que movimenta milhões de reais a cada 4 anos no pais que a sediar e todos as atenções se voltam para tudo que envolve a Fifa e as seleções que se classificaram para a Copa do Mundo.

Este ano foi a vez do Brasil sediar os jogos da copa, desde as comemorações a seleção brasileira vinha conseguindo ter resultados positivo nos jogos.

Muitas empresas no intuito de aproveitar o buzz que jogos da copa proporciona, fazem campanhas de marketing sazonais para alavancar suas vendas, afinal é um evento grandioso e todos estão emocionalmente ligados a tudo que acontece em torno de jogos da seleção do brasileira na copa.

Foi o caso da livraria Lote 42, que antes do inicio do jogo entre Brasil x Alemanha, lançou uma campanha de Marketing no Facebook promovendo descontos de 10% a cada gol do time adversário sobre o Brasil, porem como todo brasileiro acreditou demais na vitória da seleção, apesar de alguns dos principais jogadores como Neymar Jr (Avariado nas costas por Zuniga da seleção da Colômbia) e capitão Tiago Silva por receber 2 cartões amarelos, estarem fora da competição.

De fato não o dia para os meninos da seleção brasileira, que amargou uma derrota de 7 x 1 para Alemanha que se mostrou muito melhor em campo.

E também não foi o dia da livraria Lote 42 que praticamente se obrigou a dar 70% de descontos em todos os produtos da sua loja, afinal o time adversário afundou o gol da seleção brasileira 7 vezes, imagine a tristeza deste empresário.

A promoção é valida por 24 horas a partir do fim do jogo, com a imensa quantidade de acesso o site da livraria Lote 42 saiu do ar, o que causou muitas reclamações dos usuários na pagina da Lote 42 no Facebook.

Campanha da Lote 42 que foi divulgada para usuários do Facebook

 

O caso da Loja 42 nos ensina uma lição de marketing e social media, que tentou aplicar o gatilho mental da escassez para que os torcedores comprassem mais livros em sua loja virtual…

Uma ação de marketing de alto risco e que apesar do envolvimento emocional que eventos como a copa do mundo gera, esta baseado na incerteza e que não havia garantia nenhuma da seleção sair vencedora, por mais que a nação brasileira estivesse torcendo.


A seleção agora esta fora dos jogos e a Lote 42 tem um compromisso assumido de vender seus produtos a 70% de desconto.

 

Atualização

Após o jogo da seleção em 04/07/2017, a livraria Lote 42 conseguiu se posicionar de forma clara e transparente, a crise gerada com a derrota da seleção brasileira foi revertida graças ao relacionamento da equipe na fanpage.

A todo o momento os usuários foram atualizados sobre o que estava acontecendo nos bastidores e muitos boatos de algum tipo de fraude foi eliminado.

As ações proativas da Lote 42 acabou transformando o marketing negativo em um grande trampolim e ganhou muita exposição nas mídias sociais.

Resultados:

  • Venda consolidada de 2000 unidades de seus livros
  • Crescimento do numero de fans de 6 mil para 36 mil

Houve prejuízo financeiro, o desconto foi de 70% em cada venda, mas o ganho em publicidade e visibilidade compensou a perda financeira.

Varella dono da Lote 42  disse à revista PEGN, que tirou uma ótima lição do ocorrido:

  • Seja sempre transparente com seus consumidores nas mídias sociais;
  • Tenha um plano de contingência para situações que podem trazer resultados inesperados;
  • Seja fiel a sua palavra como empresa;
  • Escolha bem os parceiros que fornecem serviços para que sua empresa funcione. Eles não podem deixar seu negócio na mão, principalmente em crises.

Veja a matéria completa clicando aqui.

E você o que acha desta situação, faria uma campanha de marketing desta proporção apostando em jogos de futebol?

Redes Sociais: Fazer Campanhas de Marketing Antes de Jogos Da Copa do Mundo Pode Ser um Tiro No Pé
3.8 (75%) 8 votes



Leia também...

Vou Revelar Como Ganhar
de R$3.000R$10.000 
como Empreendedor Digital!

Joelson Dantas

Joelson Dantas é Empreendedor, Programador e Especialista em Negócios Digitais. Fundou o Ideias que Vendem para ensinar você como trabalhar com estratégias do Marketing Digital.

Website: http://www.ideiasquevendem.com