Início » Redes Sociais: Fazer Campanhas de Marketing Antes de Jogos Da Copa do Mundo Pode Ser um Tiro No Pé

A copa do mundo é um evento que movimenta milhões de reais a cada 4 anos no pais que a sediar e todos as atenções se voltam para tudo que envolve a Fifa e as seleções que se classificaram para a Copa do Mundo.

Este ano foi a vez do Brasil sediar os jogos da copa, desde as comemorações a seleção brasileira vinha conseguindo ter resultados positivo nos jogos.

Muitas empresas no intuito de aproveitar o buzz que jogos da copa proporciona, fazem campanhas de marketing sazonais para alavancar suas vendas, afinal é um evento grandioso e todos estão emocionalmente ligados a tudo que acontece em torno de jogos da seleção do brasileira na copa.

Foi o caso da livraria Lote 42, que antes do inicio do jogo entre Brasil x Alemanha, lançou uma campanha de Marketing no Facebook promovendo descontos de 10% a cada gol do time adversário sobre o Brasil, porem como todo brasileiro acreditou demais na vitória da seleção, apesar de alguns dos principais jogadores como Neymar Jr (Avariado nas costas por Zuniga da seleção da Colômbia) e capitão Tiago Silva por receber 2 cartões amarelos, estarem fora da competição.

De fato não o dia para os meninos da seleção brasileira, que amargou uma derrota de 7 x 1 para Alemanha que se mostrou muito melhor em campo.

E também não foi o dia da livraria Lote 42 que praticamente se obrigou a dar 70% de descontos em todos os produtos da sua loja, afinal o time adversário afundou o gol da seleção brasileira 7 vezes, imagine a tristeza deste empresário.

A promoção é valida por 24 horas a partir do fim do jogo, com a imensa quantidade de acesso o site da livraria Lote 42 saiu do ar, o que causou muitas reclamações dos usuários na pagina da Lote 42 no Facebook.

Antes de jogo  loja faz promoção  a cada gol da Alemanha  10  de desconto   Notícias   Marketing
Campanha da Lote 42 que foi divulgada para usuários do Facebook

 

O caso da Loja 42 nos ensina uma lição de marketing e social media, que tentou aplicar o gatilho mental da escassez para que os torcedores comprassem mais livros em sua loja virtual…

Uma ação de marketing de alto risco e que apesar do envolvimento emocional que eventos como a copa do mundo gera, esta baseado na incerteza e que não havia garantia nenhuma da seleção sair vencedora, por mais que a nação brasileira estivesse torcendo.

A seleção agora esta fora dos jogos e a Lote 42 tem um compromisso assumido de vender seus produtos a 70% de desconto.

 

Atualização

Após o jogo da seleção em 04/07/2017, a livraria Lote 42 conseguiu se posicionar de forma clara e transparente, a crise gerada com a derrota da seleção brasileira foi revertida graças ao relacionamento da equipe na fanpage.

A todo o momento os usuários foram atualizados sobre o que estava acontecendo nos bastidores e muitos boatos de algum tipo de fraude foi eliminado.

As ações proativas da Lote 42 acabou transformando o marketing negativo em um grande trampolim e ganhou muita exposição nas mídias sociais.

Resultados:

  • Venda consolidada de 2000 unidades de seus livros
  • Crescimento do numero de fans de 6 mil para 36 mil

Houve prejuízo financeiro, o desconto foi de 70% em cada venda, mas o ganho em publicidade e visibilidade compensou a perda financeira.

Varella dono da Lote 42  disse à revista PEGN, que tirou uma ótima lição do ocorrido:

  • Seja sempre transparente com seus consumidores nas mídias sociais;
  • Tenha um plano de contingência para situações que podem trazer resultados inesperados;
  • Seja fiel a sua palavra como empresa;
  • Escolha bem os parceiros que fornecem serviços para que sua empresa funcione. Eles não podem deixar seu negócio na mão, principalmente em crises.

Veja a matéria completa clicando aqui.

E você o que acha desta situação, faria uma campanha de marketing desta proporção apostando em jogos de futebol?

Redes Sociais: Fazer Campanhas de Marketing Antes de Jogos Da Copa do Mundo Pode Ser um Tiro No Pé
3.8 (75%) 8 votes

Leia também os seguintes posts, você vai adorar...

Redes Sociais: Como Engajar Mais Fãs e Ganhar Mais Clientes para Seu Negócio
views 441
Não há como fugir das redes sociais, cada vez mais elas ganham força em todo o mundo, e no Brasil não seria diferente. Mais da metade dos usuários tem...
MÁQUINA DE LISTA: 7 Passos Matadores para Capturar LEADS 24 horas por Dia – Todo Dia!
views 1.9k
Você sabe que é Máquina de Lista? Se você tem ou esta começando um negócio online na Internet, sabe que para ter resultados consistentes é preciso con...
Treinamento Top Afiliado Por que Ainda Vale a Pena?
views 12.2k
Depois de 1 ano de seu lançamento o Treinamento Top Afiliado continua entre os produtos digitais mais vendidos e mais quentes do Hotmart, qual a razão...
4 melhores sistemas de e-mail marketing que você precisa usar no seu negócio online
views 2.0k
Sem dúvidas o e-mail marketing é umas das melhores formas de promover um serviço ou produto na Internet. Indispensável em campanhas, ele serve para fi...
iJumper 3: Curso Online do Empreendedor Digital de Sucesso
views 1.2k
Hoje falo do IJUMPER 3 uma nova metodologia de negócios desenvolvida pelo Conrado Adoldpho e a Webliv. A busca por oportunidades de negócio cresce ca...
Mindset Avançado por Conrado Adolpho
views 5.1k
MindSet Avançado, tema do podcast mais popular do Conrado Adolpho, onde ele fala sobre um dos maiores tabus que as pessoas tem sobre ter muito ou pouc...
Como criar um Blog Cativante e Atrair Tráfego Orgânico do Google!
views 381
De acordo com dados do Content Marketing Institute, 77% das empresas americanas e 63% das brasileiras utilizam o blog como estratégia de marketing. O ...

Joelson Dantas
Joelson Dantas

Joelson Dantas é Empreendedor, Programador e Especialista em Negócios Digitais. Aqui no blog Ideias que Vendem Compartilha dicas e estratégias sobre como Empreender com Marketing Digital.