7 Dicas que Todo Dono do Próprio Negócio precisa Saber

Ser o dono do próprio negócio é o sonho de mais da metade dos brasileiros, segundo a Endeavor 92% dos brasileiros acreditam que empreender é por a mão na massa, se você pensa assim tem outras coisas que precisa saber. Será mesmo que você quer ser dono do próprio negócio, você esta pronto para isto?

Ser dono do próprio negócio é mais do que não ter patrão ou chefe para lhe dar ordens ou reclamar quando chegar atrasado. Com a liberdade, vem as responsabilidades: vencimentos de boletos, pagamento de funcionários, pedido de novas mercadorias, prazos apertados, concorrência do mercado, criação de produto, fidelização dos clientes, etc.

A situação é ainda mais complicada para quem dispõe de pouco dinheiro para investir. Muito provavelmente, você terá que fazer quase tudo sozinho, desde pintar sua loja física até aprender linguagem de programação para manter seu site sempre funcionando, mesmo quando o seu programador estiver de férias.

O fato é que ter o próprio negócio te permite alcançar voos muito mais altos. O sucesso e o fracasso dependem em muito de você e isso estimula com que dê o sangue, trabalhe mais horas, acorde mais cedo e respire seu negócio a todo momento. Nem todos estão preparados para isto: sonhar em ser dono do próprio negócio é muito diferente de ser de fato dono do próprio negócio.

Seja conectado, atualmente todo o negócio, desde barraca de pipocas, a conglomerados empresariais precisam ter um site de negócio, e se posicionar bem na Internet e nas Redes Sociais, criar um site de negócio vai aproxima-lo do seu potencial cliente.

Existem diversos cursos presencias ou a distância (online), que ensinam o passo a passo para construir um site de negócio online, você se capacita para a criar sites profissionais sem entender uma linha de código de programação, saber programar não é mais desculpa para não ter um site. Siga lendo para entender.

Veja se você possui o perfil para ser o dono do próprio negócio:

São muitos detalhes que um novo empreendedor, empresário deve considerar para iniciar seu próprio empreendimento, eu resumi em 7 dicas, para nortear os passos que você precisa dar para começar.

#1. Riscos são comuns

Ter o próprio negócio inclui riscos, tanto pode dar certo, quanto pode dar errado. A cada nova estratégia que você decide aplicar, vários riscos são inclusos. Se você é uma pessoa que precisa de segurança e não convive bem com riscos, ter um negócio próprio pode ser uma péssima ideia para você.

Porem se tem desejo de liberdade, ser dono do seu próprio tempo, quer fazer seus próprios horários e ter a liberdade de programar suas próprias férias, então tenho certeza que assumira certos riscos para conquistar seus objetivos, mas não se preocupe, você não precisa fazer nenhuma loucura, faça riscos controlados e sempre separe um investimento para manutenção de riscos e imprevistos.

#2. Instabilidade nas finanças

Principalmente no começo, o caixa não mantém um valor fixo. Um mês você pode ir muito bem, enquanto no próximo ter uma queda. Isso exige maturidade e responsabilidade para guardar pequenas quantias todo mês para os meses de vacas magras e evitar dívidas cumulativas.

Então faça uma reserva financeira para manter necessidades básicas, suas e de seu negócio, em um vídeo do Geração de Valor, Flávio Augusto ensina que devemos guarda 20% de toda nossa renda adquirida, essa dica ele da para que possamos gerar riqueza, e se você aplicar com prudência vai salvar a sua pele em momentos de crise financeira.

#3. Dedicação exclusiva

Ser dono do próprio negócio, diferente de ter um emprego, exige que você respire ele o tempo todo. Você precisa se dedicar, você é o patrão, o empregado, o designer, o programador, o motoboy, o departamento de marketing, o contador, o administrador, enfim, você exerce todos os papeis dentro da empresa e precisa aprender diversas coisas que nem sonhava antes.

#4. Obstinação

Um empreendedor de sucesso precisa ser obstinado, precisa querer aquilo que parece impossível e arrumar meios para que o impossível se torne possível. O empreendedor deve estar sempre focado em novos projetos e obstinado a conseguir os melhores resultados em cada um deles.

#5. Curiosidade

Ser dono do próprio negócio carece de curiosidade. Se você não é curioso, você nunca descobrirá novos meios de vender mais, novas estratégias de marketing, como funciona a programação do seu site, quem são seus clientes, quais outros produtos você poderia vender, etc.

Curiosidade para aprender como funciona determinadas coisas, que são extremamente relevantes e relacionadas as suas ideias, é o combustível que vai mante-lo motivado a descobrir coisas jamais pensadas. Albert Einstein era um gênio não por ser inteligente, mas sim por ser teimosamente curioso, tanto que descobriu a teoria da relatividade.


#6. Sonhador

Ser sonhador é uma das características mais importantes para ser dono do próprio negócio. É preciso acreditar que no seu sonho e ser obstinado (item 4) para realizá-lo. Alias a concepção do mundo que temos hoje, foi dado pelo sonho e desejo que se manifestou na mente de algum louco, pois geralmente quando temos uma ideias inovadora, podemos ser chamados de loucos, até que a ideia se materialize e se torne palpável. Até lá, é acreditar e por a mão na massa.

#7. Não se importar com o Não

Se você não consegue avançar quando recebe um “não”, precisará aprender como lidar com os “nãos” da vida. Antes de receber um único sim, você receberá muitos “nãos”. Tenha sempre em mente que “o não você já tem gratuitamente, agora precisa correr atrás do sim”.

É como disse no item anterior, é natural que sejamos chamados de louco, a maioria das pessoas tem medo do novo, pois gera uma espécie de insegurança, muitas delas não estão preparadas para lidar com o risco, e estão propensas a dizer não quando lhe for apresentada a nova ideia.

Leia também: 10 Ideias de Negócios rentáveis para Home Office

Comece um Negócio Digital 🙂

A melhor maneira de começar um negócio digital é criar um blog, uma fanpage no Facebook, e para lhe ajudar nisso consulte o menu ( eu recomendo) cursos que eu mesmo fiz, inclusive para por o Ideias que Vendem no ar.

Fiz vários cursos online para poder me destacar como empreendedor digital, e posso lhe recomendar o que realmente  vai lhe colocar no caminho certo.

Se você pretende ter um negócio físico e não sabe bem como fazer pode ir até ao sebrae para entender os passos para abrir o seu negócio, entretanto atualmente quem cria um negócio naturalmente digital vai estar 2 passos a frente dos seus concorrentes.

Você muito provavelmente tem o perfil do empreendedor mais conectado, e com certeza dispõe de recursos financeiros para começar um negócio enxuto e altamente escalável na internet, por favor considere ler os seguintes posts:

Outra forma de ter um negócio pequeno, porem altamente rentável é começar uma carreira de afiliado, que atualmente tem tido uma grande procura por parte de jovens empreendedores.

Esta atividade não exige conhecimento prévio, e qualquer pessoa pode desenvolve-lo, leia: Como Pessoas Comuns Criam Um Negócio de Afiliado do Zero.

Enfim…

Ser dono do próprio negócio é ser sempre um visionário, aquele que vê o que ninguém enxergou ainda, é viver a frente do seu tempo, não se limitar a rótulos e ao senso comum. É pensar fora da caixa.

Se você sente que possui estas características, esta é a melhor hora para tirar o seu projeto do papel e colocar em prática o seu grande sonho, desejo sucesso na sua empreitada.

Curtiu o post? Deixe um comentário. 🙂

7 Dicas que Todo Dono do Próprio Negócio precisa Saber
3.8 (75.17%) 29 votes



Leia também...

Vou Revelar Como Ganhar
de R$3.000R$10.000 
como Empreendedor Digital!

Joelson Dantas

Joelson Dantas é Empreendedor, Programador e Especialista em Negócios Digitais. Fundou o Ideias que Vendem para ensinar você como trabalhar com estratégias do Marketing Digital.

Website: http://www.ideiasquevendem.com

  • Glaucia Policarpo

    Joelson agora eu posso dizer que sim!
    Por muitos anos eu temi diversos fatores que se colocaram como obstáculo pra que eu realizasse meu sonho, mas hoje não tenho mais dúvidas.

    • Muito bom Glaucia,
      Este é uma decisão importante, e é o vai fazer a diferença entre aqueles que quer seguir a boiada ou construir seu próprio Sucesso.
      Obrigado por comentar.

      Abraços

  • Pingback: Atitudes empreendedoras que só são aprendidas na prática()