Como Vender Artesanato Online

Se você chegou aqui buscando saber Como Vender Artesanato Online, você esta no lugar certo. O artesanato que antes era visto como algo caseiro, hoje tem adentrado até mesmo nas fabricações em série.

O conceito de artesanato é extenso e diversos são os produtos que se pode comercializar dentro desse âmbito. Este post foi escrito para ajudar novos empreendedores digitais a atuarem no artesanato como forma de negócio lucrativo.

Escolha do Micro Nicho 

O seu nicho pode ser artesanato, mas ainda assim talvez seja válido escolher um micro nicho dentro desse universo enorme que é o artesanato.

Você trabalhará com peças esculpidas em madeira? Moda? Produtos de beleza caseiros? Miniaturas da cultura popular? Quadros geeks? Posters de colagem? Enfim, a lista é imensa e tudo é possível no artesanato.

Você pode transformar uma paixão sua em profissão no artesanato. Aficionados por bonecas, fazem bonecas de pano, bonecas de materiais recicláveis ou mesmo uma boneca reborn, aquelas bonecas com características humanas e que rendem hoje muito dinheiro com a expansão deste mercado no Brasil.

Aqueles que amam automotivos investem em miniaturas que são cópias fidedignas, mas são personalizadas, com detalhes exclusivos que não podem ser encontrados em miniaturas da China, por exemplo.

Já os amantes da cultura geek, podem trabalhar com quadros, posters, camisetas, caixas decoradas, porta gibis, tudo feito ou estilizado manualmente.

Se você é apaixonado por cerveja, um bom micronicho é o da cervejaria caseira. Cervejas de chocolate, banana, notas de menta, entre muitas outras possibilidades podem ser criadas em sua própria casa, com apenas algumas adaptações do local e comercializadas na internet para todo o Brasil e mundo.

Depois de escolher o seu micronicho dentro do artesanato, é hora de passar para o segundo passo: Como mostrar meus produtos?

Veja mais artigos com informações de como escolher seu nicho:

Mostrando seus produtos para o mundo

O artesanato encanta mais facilmente as pessoas, por conta do seu caráter exclusivo ou aquela sensação de caseiro, de algo preparado exclusivamente para você e não um produto ali feito em série em qualquer fábrica na China.

Mas para que esse público veja seus produtos, você precisa mostrá-los da forma correta, na hora certo e nos melhores lugares. Como fazer isso sem uma verba muito grande?

O microempreendedor digital pode mostrar seus produtos em um site próprio ou em sites próprios para a venda.


Na primeira opção, você cria seu site e comercializa ali somente seus produtos. Você precisará de um domínio, um servidor, um webdesigner, um especialista em SEO e um programador, ou pelo menos a noção básica destas áreas.

Os gastos iniciais podem ser um pouco alto se você não tem tais conhecimentos, mas você pode cotar valores com os profissionais em sites de freelancers (GetNinjas, 99Freelas, trampos.co). Neles você encontra diversos freelancers de várias áreas e pode conseguir um preço melhor do que se contratar uma empresa especializada.

Outra forma de ter seu próprio site de forma mais rápida e sem gastos iniciais é usando um desses sites com domínios e servidor gratuitos. Mas saiba que terá propagandas na sua loja dos anunciantes destes sites. Basta digitar “sites para e-commerce grátis” e você encontrará diversas opções.

Faça sempre um teste nelas antes de colocar sua loja funcionando. O ponto negativo é que você não conseguirá trabalhar muito o SEO.

Na segunda opção, o empreendedor digital pode anunciar seus produtos em uma rede específica para artesanatos, como o caso da famosa Elo7.

Você paga comissão das vendas, mas não tem gastos com servidor, nem com designer e outros detalhes. Ainda conta com a fama da empresa e os milhões de visitantes mensais.

Ainda nessa perspectiva, você pode anunciar no Mercado Livre ou mesmo no Ebay, se tem interesse de vender para todo o mundo. Esses sites cobram uma pequena comissão também, mas oferecem segurança na negociação e um bom trabalho de SEO para as buscas.

O ponto negativo é que não tem como você criar um designer charmoso como poderia fazer na seu próprio e-commerce.

Cada uma dessas opções contam com pontos positivos e negativos, cabe a você, enquanto empreendedor digital, escolher aquela que melhor se adéqua ao seu micro nicho.

Como Vender Artesanato Online
3.5 (69.57%) 23 votes



Leia também...

Vou Revelar Como Ganhar
de R$3.000R$10.000 
como Empreendedor Digital!

Joelson Dantas

Joelson Dantas é Empreendedor, Programador e Especialista em Negócios Digitais. Fundou o Ideias que Vendem para ensinar você como trabalhar com estratégias do Marketing Digital.

Website: http://www.ideiasquevendem.com