Início » Redes Sociais: Como Engajar Mais Fãs e Ganhar Mais Clientes para Seu Negócio

Não há como fugir das redes sociais, cada vez mais elas ganham força em todo o mundo, e no Brasil não seria diferente. Mais da metade dos usuários tem perfis nas redes sociais e seguem páginas das suas empresas favoritas, procuram avaliações de marcas e produtos de outros usuários, entre outras ações que se tornam essenciais para o empreendedor digital.

O primeiro passo para se relacionar com seu público de forma mais próxima é investir nas redes sociais. Neste artigo 3  dicas para e-commerce falamos da importância de investir de forma correta em pelo menos uma rede sociais. Se você não tem tempo suficiente para atualizar várias redes sociais, escolha uma única e faça um bom trabalho nela.

A escolha de qual rede social deve ser trabalhada depende muito do seu público-alvo, em geral, o Facebook atende bem a maior parte dos nichos. Mas se você trabalha com decoração, por exemplo, o Pinterest seria uma ótima rede social para se investir também. A ideia é pensar no seu público-alvo e descobrir onde ele está: adolescentes estão no Twitter, interessadas em moda e beleza no Youtube e assim por diante.

Depois da escolha da rede social, começa o verdadeiro desafio do empreendedor digital, agora é a hora em que você deve escrever os textos, preparar as imagens, vídeos, responder as críticas, entre outros muitos desafios. Como se portar diante disso tudo?

Humanização nas Redes Sociais

Uma forte tendência nos últimos anos é a humanização das empresas e marcas nas redes sociais. Isso significa, se tornar mais humano para seus clientes, mais palpável, mais presente, deixá-lo participar da marca, ver o que acontece nos bastidores, receber uma resposta mais pessoal e como consequência se sentir mais parte daquela empresa.

Fãs Nas Redes Sociais

Veja a seguir alguns exemplos sobre humanização nas redes sociais:

Ao escolher uma imagem, ela deve ser sempre relacionada com seu nicho de atuação, mesmo que não diretamente, mas que tenha elementos que lembrem sua marca ou o seu produto.

Prepare sempre imagens exclusivas, você pode comprá-las em um banco de dados ou mesmo obter de forma gratuita em bancos de imagens free royalty. Basta um pouquinho de noção de editor de imagens e você terá uma imagem personalizada: um logo da sua empresa, uma frase, uma montagem, etc.

Imagens que comovem as pessoas são mais propensas a receber likes e serem compartilhadas. Um bom exemplo são imagens de crianças e animais, mas isso não significa que você sairá postando imagens aleatórias no seu face apenas para aumentar os números. Pelo contrário, a imagem deve ter uma relação com o seu nicho.

Uma imagem de um cachorro brincando com um celular, pode ser uma ótima propaganda da sua loja virtual de eletrônicos. Uma bebê vestida como a mãe, pode ser usada por uma loja virtual especializada em moda, maternidade, produtos femininos em geral, etc.

É preciso criatividade antes de tudo! Mas não abuse de imagens muito comoventes. Com o tempo, elas perderam o efeito! Guarde apenas para momentos especiais.

Outra dica é deixar com que os clientes vejam os bastidores da sua empresa. Quem são aquelas pessoas que trabalham atrás do computador? Quem é moço da entrega? Poste uma imagem do produto sendo embalado a caminho da casa do cliente…

Ideias simples, mas que fazem com que as pessoas se sintam parte de uma família, elas passam a confiar mais na sua marca! Uma boa imagem aliada a um texto pessoal, sem respostas automáticas, já é a metade do caminho andado para o empreendedor digital. Humanize seu negócio e as pessoas se sentiram como parte dele.

Redes Sociais: Como Engajar Mais Fãs e Ganhar Mais Clientes para Seu Negócio
3.8 (75%) 4 votes

Leia também os seguintes posts, você vai adorar...

Como criar um Blog Cativante e Atrair Tráfego Orgânico do Google!
views 381
De acordo com dados do Content Marketing Institute, 77% das empresas americanas e 63% das brasileiras utilizam o blog como estratégia de marketing. O ...
5 dicas de marketing de conteúdo eficiente e fácil
views 402
Quando se está à procura de um produto ou serviço, a primeira coisa a se fazer é pesquisar na internet. Por isso, preparar conteúdo eficiente é fundam...
Redes Sociais: Fazer Campanhas de Marketing Antes de Jogos Da Copa do Mundo Pode Ser um Tiro No Pé
views 415
A copa do mundo é um evento que movimenta milhões de reais a cada 4 anos no pais que a sediar e todos as atenções se voltam para tudo que envolve a Fi...
Nicho de Mercado: 3 Top Nichos para Criar seu Blog
views 980
Se você é uma pessoa que está a procurando bons nichos de preferência que sejam rentáveis de negócios, para ganhar dinheiro principalmente quando o as...
Jornada do Herói: Os 12 Desafios de Hercules – A Arte de Contar Histórias Milenares e Conquistar Sucesso
views 2.2k
Uma técnica milenar, muito poderosa que você pode aplicar no seu negócio online ou off-line, que tem o poder de elevar em 10 vezes ou mais seus result...
Marketing de Conteúdo para Empreendedores Digitais
views 920
Olá, tudo bem? Estou aqui como convidado do IQV, e vou bater um papo com você sobre como usar estratégias de Inbound e Marketing de Conteúdo para vend...
4 melhores sistemas de e-mail marketing que você precisa usar no seu negócio online
views 2.0k
Sem dúvidas o e-mail marketing é umas das melhores formas de promover um serviço ou produto na Internet. Indispensável em campanhas, ele serve para fi...

Joelson Dantas
Joelson Dantas

Joelson Dantas é Empreendedor, Programador e Especialista em Negócios Digitais. Aqui no blog Ideias que Vendem Compartilha dicas e estratégias sobre como Empreender com Marketing Digital.