No artigo de hoje, vamos examinar com calma uma das dúvidas mais recorrentes de quem está começando um empreendimento online: Como escolher o melhor nicho?

Se você está começando o seu empreendimento online ou deseja expandir seu campo de atuação, o primeiro passo é escolher o melhor nicho, aquele que se adequa ao seu perfil, que seja procurado e que seja adequado ao e-commerce.

Qual é o melhor nicho do mundo?

Essa é uma daquelas perguntas que não exige uma única resposta, muito pelo contrário, vários são os fatores que levam a escolha do melhor nicho. O que é o melhor nicho para mim, certamente não será para você e para outro.

O melhor nicho será aquele que obedece aos dois seguintes fatores:

1º Fator: Procura

Você escolhe um nicho para atuar, investe no seu e-commerce, se atualiza sobre SEO, desenvolve campanhas nas redes sociais e no Google e mesmo assim não consegue deslanchar seu empreendimento. O que pode estar errado?

Na escolha do melhor nicho você deve considerar o nível de procura que este nicho tem. Um nicho muito procurado, com alta demanda, pode ser um nicho muito concorrido e difícil para pequenos empreendedores aparecerem, em 3 Top Nichos para seu Blog dou dicas para nichos rentáveis para você escolher, por outro lado, um nicho muito específico, pode ser muito limitado a poucas pessoas e ter uma demanda muito pequena.

Você precisa encontrar o equilíbrio desta equação e para facilitar a visualização dos dados, sugiro que faça uma tabela no Excel ou em qualquer outro software. Coloque o nome do nicho + procura (use ferramentas do Google, por exemplo) + Concorrência (veremos um pouco mais sobre este item no próximo fator).

Após analisar todos os dados, coloque cores diferentes para designar cada resultado, como verde para nichos com média procura e fraca/média concorrência, vermelho para nichos com muita concorrência e azul para nichos muito pouco requisitados.

2º Fator: Concorrência

Como vimos anteriormente, encontrar um nicho muito procurado, como tecnologia, por exemplo, pode parecer para um iniciante um pote de ouro a principio, mas qualquer pessoa com um pouco de experiência na área sabe que o fator concorrência é um dos mais importantes para um microempreendedor.

As multinacionais estão cada vez mais fortes no e-commerce, oferecendo produtos com preços muito abaixo do praticado nas lojas físicas, com fretes baixos e rapidez na entrega. Isso porque eles contam com uma grande estrutura de gerenciamento de mercadorias, compras em atacado de produtos e o peso da marca como influência na escolha do consumidor.

Um microempreendedor ou um médio empreendedor terá muito mais obstáculos ao tentar competir com tais e-commerces. Uma saída é trabalhar com os micronichos, hoje muito comuns já no mercado digital. Você pode se especializar em um micronicho e assim driblar a concorrência das grandes lojas.

No entanto, a escolha do micronicho deve obedecer ao critério da procura. De nada adiantará ter um micronicho que vende para no máximo 10 pessoas ao mês produtos de R$100. No entanto, alguns micronichos possuem uma boa demanda (como é o caso do mercado específico para minorias: moda plus, maquiagem e produtos para pele negra, casamento gay, etc).

Após fazer sua lista de nichos que gostaria de atuar, vá excluindo da lista aqueles com concorrência muito alta, principalmente se você está começando agora e não tem um público já fiel.

Uma boa dica na hora de escolher o seu nicho é ir até o Ebay ou Aliexpress e passear pelas categorias de produtos. Ali você encontrará muitas ideias do que pode vender, desde peças para motos de uma determinada marca, passando por produtos vintage para cozinha, até moda para pets.

Se você já tem um e-commerce, confira Como Vender mais com Loja Virtual.

Como Escolher o Melhor Nicho de Mercado?
3.8 (76.47%) 17 votes

Leia também...


Joelson Dantas
Joelson Dantas

Joelson Dantas é Empreendedor, Programador e Especialista em Negócios Digitais. Aqui no blog Ideias que Vendem Compartilha dicas e estratégias sobre
como Empreender com Marketing Digital.