Como Transformar Seu Blog Em Uma Máquina De Vendas

Você já ouviu alguma daquelas “clássicas” que muitos andam dizendo por aí, que “blog não vende”, “blog demora muito para dar resultados” ou até mesmo que “blog é a pior maneira de começar um negócio online”? Então como criar um blog para vender?

Se você tem um blog e não consegue produzir resultados expressivos com ele, talvez até concorde com estas “balelas”, mas eu estou aqui hoje para te provar que é totalmente possível otimizar o seu blog para fazer vendas de produtos digitais todos os dias e vou te mostrar como fazer isso, passo à passo, à partir de agora.

Este é um guest-post enviado por Rosberg Cardoso do blog rendasecreta.com

Vou começar me apresentando: O meu nome é Rosberg Cardoso, sou Empreendedor Digital. Quero agradecer ao grande amigo Joelson Dantas pelo convite para escrever um post aqui no Ideias Que Vendem, e a você pela Decisão de investir o seu tempo consumindo este conteúdo. “Devore” este post até o final, pois as informações que eu vou compartilhar com você agora serão fundamentais para o sucesso do seu blog e do seu negócio digital.

Entendendo o Princípio

A grande maioria dos afiliados que não conseguem fazer vendas através de seus blogs fracassam por 3 motivos simples. Eu vou listá-los aqui abaixo e em seguida explicarei melhor cada um deles:

  • Conteúdo pobre
  • Designer amador
  • Excesso de promoções

Conteúdo Fraco

O conteúdo é “a alma” do seu blog. Ele é sem sombra de dúvidas o fator mais importante e é aqui que você deve focar o máximo dos seus esforços.

Eu já vi dezenas de blogs que são bem estruturados, tem um layout bacana, mas na hora que você vai ler o conteúdo (artigos), dá vontade de sair correndo dali, pois o cara não se dedica a escrever artigos de qualidade, com informações úteis para ajudar o seu público alvo. São apenas artigos genéricos, com conteúdo superficial que pouco ou nada agrega ao conhecimento do leitor.

A sacada aqui é a seguinte: dedique-se ao máximo nos seus artigos. Não tenha pressa e nem preguiça de escrever, pois um bom artigo leva várias horas ou até dias para ficar pronto.

Antes de começar a escrever, pense nas pessoas que irão ler e imagine como você pode produzir um conteúdo que agregue valor e conhecimento à vida delas.

Tenha muito bem definido em sua mente para qual tipo de público você está escrevendo, imagine quais são suas dúvidas, dores e problemas, descubra o que estas pessoas querem/precisam aprender e compartilhe o seu conhecimento de forma a ajudá-las a alcançar seus objetivos. Este é o principal SEGREDO para escrever posts matadores.

Eu, agora, por exemplo, estou escrevendo exclusivamente para pessoas que tem um blog e desejam aprender a fazer vendas de produtos digitais todos os dias através dele.

Designer Amador

É exatamente isso que mata muitos blogs e faz com que o leitor muitas vezes saia imediatamente do seu blog, sem sequer chegar a ler um único post.

Nós somos seres visuais e temos o hábito de julgar as coisas conforme aquilo que vemos.

Na Internet principalmente, onde tudo acontece de forma muito rápida, a expressão “A primeira impressão é a fica” torna-se uma verdade absoluta, pois se o usuário procura uma determinada informação, se depara com o seu blog e à primeira vista não gosta daquilo que vê, imediatamente ele sai e continua as suas pesquisas.

É por isso que eu bato tanto na mesma tecla, sobre a questão de que você precisa ter um template profissional em seu blog. Isso não é apenas uma necessidade, é uma regra absoluta, uma lei e uma obrigação de quem deseja ter um blog profissional que venda produtos digitais todos os dias.

Por falar nisso, não deixe de ler o post que eu escrevi em meu blog, onde eu “detonei” os templates gratuitos e mostrei em todos os detalhes os grandes prejuízos que eles trazem ao seu blog. Este post já gerou muita polêmica, mas no final das contas as pessoas acabam concordando que é realmente assim que as coisas acontecem.

O nome do post é: “Cuidado: Nunca Use Um Template WordPress Gratis em Seu Blog”.

Excesso de Promoções

Este é o principal erro dos afiliados iniciantes que querem e tentam vender através um blog e não conseguem. Ele envolve uma série de atitudes erradas e eu vou citar as principais delas:

#1 – Promover vários produtos ao mesmo tempo

O cara começa e quer vender logo, então ele passa a promover dezenas de produtos ao mesmo tempo em seu blog e muitas vezes estes produtos chegam até a concorrer entre si.

Eu sei, você não precisa promover apenas um único produto, mas certifique-se de não promover, por exemplo, cursos que ensinam basicamente a mesma coisa. Promova produtos que sejam complementares uns aos outros.

#2 – Colocar muitos banners no blog

Os banners são algo que já funcionaram muito bem no passado e que hoje em dia quase não funcionam mais.

Então só use banners se for para colocá-los em locais/situações estratégicas, pois caso contrário só servirão para poluir visualmente o seu blog.

#3 – Excesso de resenhas

Se você não sabe, a resenha (ou review) é um artigo que é feito exclusivamente para falar sobre algum produto. É uma excelente estratégia, mas o problema é que há centenas de pessoas que praticamente só escrevem resenhas em seus blogs e quando o visitante percebe isso, imediatamente ele vai embora.

Use as resenhas com moderação e para cada artigo deste tipo, tenha pelo menos uns 7 artigos de conteúdo puro.

#4 – Tentar vender em todos os posts

Este erro é um pouco parecido com o anterior, porém, ao invés de encher o blog de resenhas, a pessoa faz posts de conteúdo e no final de todos os posts oferece algum produto.

O resultado acaba sendo o mesmo, pois você passa a impressão de que só quer vender e mesmo que esteja produzindo bons posts, o visitante inevitavelmente irá embora pensando que você é apenas mais um mercenário querendo ganhar dinheiro.

Este é apenas um pequeno resumo, pois eu gosto muito de escrever e se eu for continuar nesta toada, corremos o risco de este post ficar gigantesco e Joelson nem querer publicá-lo rsrs… Mas não se preocupe, eu estou criando um material fantástico onde eu destrincho este tema e vários outros assuntos essenciais para que o afiliado iniciante tenha grandes resultados.

Eu estou falando do meu E-Book Premium, que será lançado no final de Janeiro/2016 e nome dele é “O Guia Definitivo do Afiliado Iniciante”. Fique atento ao meu trabalho, pois em breve divulgarei mais informações sobre o lançamento.

Estruturando o Seu Blog Para Vender

Agora vamos para a parte prática deste post, onde eu vou te mostrar algumas otimizações que você precisará fazer para tornar o seu blog profissional e de quebra vou te mostrar algumas estratégias que eu uso para fazer centenas de vendas com meu blog.

Otimizações:

#1 – Use um template profissional: eu já citei isso acima, mas vale relembrar pois é uma das primeiras e mais importantes otimizações a serem feitas em seu blog. Naquele mesmo post que eu te convidei a ler, eu mostro aqueles que considero os 3 melhores templates da atualidade.

#2 – Navegabilidade: a navegação do seu blog é algo essencial para o sucesso do mesmo, pois um blog bem estruturado, com menus e links intuitivos, facilitam a navegação e a permanência do usuário dentro do seu blog, o que acarreta em maiores chances de conversão e vendas.


#3 – Formulários de captura de emails: se você ainda não trabalha com email marketing, está perdendo uma das melhores oportunidades que existe para se relacionar com seus visitantes e gerar uma grande quantidade de vendas. Instale formulários de captura em locais estratégicos como no topo do blog, na sidebar, no final dos artigos e em popups e veja a mágica acontecer.

#4 – Plugins de compartilhamento social: os plugins de compartilhamento tem uma função ultra importante em seu blog. Não é a função de fazer a venda em si, mas sim de proporcionar que o seu conteúdo seja compartilhado e divulgado nas redes sociais, desta forma atraindo muito mais pessoas interessadas naquilo que você tem a dizer.

#5 – Sidebar (barra lateral): tire da sua sidebar tudo que for desnecessário, como categorias, posts recentes, comentários, nuvem de tags, lista de links e várias outras coisas desnecessárias. Reserva este espaço apenas para um formulário de captura, box do autor, plugins de compartilhamento e algum banner estratégico.

Técnicas de Vendas Com Blog

Técnicas de Vendas Com Blog

Agora chegamos à parte mais interessante. Vou te ensinar algumas técnicas e estratégias de vendas para você implementar em seu blog e transformá-lo em uma máquina de vendas.

Como Vender Através dos Posts

Primeiramente, vamos relembrar que a maioria dos posts do seu blog devem ser de conteúdo, sem intenções de venda. Porém, quando for fazer um post de vendas você deverá proceder da seguinte forma:

O post de vendas é também um post de conteúdo, então, primeiramente compartilhe conteúdo de valor com o seu leitor, fale de algum problema específico, mostre algumas possíveis soluções e no final apresente o produto como a solução definitiva.

Esta é a técnica mais utilizada, mas existem também outras técnicas que funcionam muito bem para mim. Vou descrevê-las abaixo:

  1. No decorrer do post, faça uma “referência disfarçada” ao produto, por exemplo, “…eu aprendi isso no [curso tal] e me gerou grandes resultados” ou ainda “…vários alunos do [fulano de tal] já estão faturando xxx”.
  2. Use um pequeno banner horizontal no meio do post, geralmente antes de dizer algo importante. Por exemplo: “Vou descrever agora logo abaixo as 5 estratégias matadoras que eu uso para faturar mais de R$10 MIL todos os meses”. Aí você coloca o banner primeiramente e as estratégias logo abaixo.

Texto Âncora

Esta estratégia é muito utilizada para fazer links internos e ela é parecida com a da “referência disfarçada”.

A diferença é que neste caso, geralmente é utilizada uma palavra chave linkada para enviar o visitante diretamente à página de vendas do produto ou para alguma resenha cheia de gatilhos mentais e com alto poder de conversão.

Resenha Oculta

O segredo de Como criar um blog que vende

Neste caso, você irá escrever uma resenha poderosa, carregada de gatilhos mentais e vários outros elementos de persuasão. Você pode usar e abusar de vídeos, depoimentos, call to actions, botões, links diversos, e deixe bem claro qual será a transformação que o produto oferece.

Porém, esta resenha não deverá ficar visível ao público. Ela precisa ficar em uma página oculta do seu blog e só poderá ser acessada através de algum menu, banner ou link em texto âncora.

Eu, particularmente, já vi pouquíssimas pessoas ensinando isso, e mesmo as que ensinam nunca mostram um exemplo prático para que você possa analisar e aprender a estratégia passo à passo. Mas como eu sou uma pessoa que acredita que o conhecimento deve ser compartilhado, se prepare, pois eu serei o primeiro a mostrar isso na prática.

Clique no link a seguir para conhecer a estratégia da resenha oculta, cheia de gatilhos mentais, call to actions e elementos de persuasão: http://rendasecreta.com/ganhar-dinheiro-na-internet/

Leia também:
Fórmula Negócio Online – Como Começar a Carreira de Empreendedor Digital  

Widget de Aviso no Topo do Blog

Esta técnica converte muito bem, seja para vendas, captura de emails ou qualquer outra coisa.

Ela consiste em instalar um plugin (já vem nativo nos templates profissionais) que te permite colocar uma faixa horizontal no topo do blog, onde você poderá fazer uma oferta ou utilizar alguma outra estratégia que achar conveniente.

Se quiser ver isso na prática, é só você fazer uma visitinha lá no meu Blog Renda Secreta e de cara já verá a faixa azul lá no topo.

Menu/Página “Produtos Que Eu Indico”

Esta dica é espetacular e já me gerou várias vendas.

É extremamente simples e basta você criar um menu em seu blog e colocar nele os produtos que você promove. No meu caso, eu uso este mesmo menu em dois locais diferentes do blog e resolvi ir um pouco além e criar também a página “produtos que eu indico”.

Só uma advertência: não coloque dezenas de produtos neste menu. Coloque apenas os principais e certifique-se de que seja produtos complementares.

Concluindo…

Como criar um blog que vende

Eu me esforcei ao máximo neste “pequeno” post para te ensinar as técnicas e estratégias que eu e outros empreendedores digitais de sucesso usamos para fazer vendas com nossos blogs todos os dias. Porém, agora eu preciso que logo após fechar esta página você abra o seu WordPress e comece imediatamente a colocar tudo em prática, pois o principal fator determinante para o seu sucesso é ação.

Mas se por acaso você chegou até aqui, compreendeu tudo que foi ensinado neste post, mas ainda não sabe como criar o seu próprio conteúdo de alta qualidade, eu vou te dar agora a maior de todas as dicas.

Eu desenvolvi uma fórmula exata que permite a qualquer pessoa produzir o seu próprio conteúdo, mesmo que ela seja completamente iniciante. Eu compartilhei “esta descoberta” através de um post/vídeo e vou deixar o link aqui. Caso você tenha esta dificuldade em criar conteúdo, seja em texto, áudio ou vídeo, seus problemas terminam agora:

A Fórmula exata para um Webmarketer iniciante produzir conteúdo de qualidade

E com isso eu vou encerrando este post e me despedindo por aqui. Desejo a você todo o sucesso que é seu por direito e pode certeza de que se aplicar tudo que eu ensinei aqui, em breve você estará do lado de cá, ou seja, vendendo produtos digitais todos os dias.

Um grande abraço e desde já, um feliz 2016!

Como Transformar Seu Blog Em Uma Máquina De Vendas
4.5 (90%) 6 votes



Leia também...

E se Você Passasse a Ganhar até 11 Salários Mínimos Trabalhando em Casa, Todo Santo Mês, Isso te ajudaria?
Saiba como eu Consigo Isso, Hoje!

Joelson Dantas

Joelson Dantas é Empreendedor, Programador e Especialista em Negócios Digitais. Fundou o Ideias que Vendem para ensinar você como trabalhar com estratégias do Marketing Digital.

Website: http://www.ideiasquevendem.com

  • Meu amigo Rosberg, adorei o seu post, eu particularmente aplicado estratégias diferentes aqui no Ideias que Vendem, mas vou acatar algumas dicas que você deixou aqui. Com certeza essas dicas vão ajudar todos aqui a venderem através do blog. 🙂

    • Rosberg Cardoso

      Opa, obrigado Joelson, foi um prazer contribuir com o conteúdo do seu blog meu amigo!

  • Ótimo conteúdo amigo, parabéns por compartilhar e vamos q vamos!