O mundo do marketing digital guarda muito do que aprendemos durante décadas com o marketing tradicional. Muitas foram as lições que tivemos e que trazemos conosco para essa nova jornada e muitas foram as novas estratégias que tivemos de inventar, aprimorar e reciclar para sobreviver no empreendedorismo digital.

Uma dessas estratégias já conhecidas pelo marketing tradicional é o Buzz Marketing, ou também conhecido como Marketing Viral, que nada mais é do que o marketing da boca a boca. Sim! Esse boca a boca é o melhor marketing que existe!

Saber trabalhar o buzz marketing é muito importante para que você consiga de fato fazer um bom trabalho, conquistar novos clientes, manter seus clientes e expandir seu negócio. Buzz significa bochicho, quando você estimula um indivíduo a repassar uma determinada informação para outros e assim por diante, fazendo uma cadeia de indivíduos.

As atuais pesquisas de marketing apontam que o buzz marketing é a melhor forma de marketing e a que mais vale a pena investir, principalmente se você um micro negócio e pouco dinheiro para contratar uma agência especializada em marketing.

Outro resultado curioso dessas pesquisas é que as pessoas consideram a opinião de um parente próximo ou de um amigo como critério principal na hora de escolher uma loja para comprar, o que justifica a importância de se trabalhar o marketing viral!

Marketing Viral ou Buzz Marketing: Você sabe como usar?

A melhor forma de estimular as pessoas a falarem bem do seu negócio para outros é agradando elas. Obviamente, você já sabia disso, mas como agradá-las sem precisar gastar muito com isso? Atitudes simples como um telefonema no pós venda, um brinde na compra, entre outros são muito bem vistas. Confira aqui algumas dicas de como estimular marketing viral:

1 – Faça um Pós-Venda

Esse é certamente o maior erro dos empreendedores digitais. Quantas vezes você comprou um produto na internet e o vendedor ou a empresa te procurou para saber se o produto tinha chegado em perfeitas condições e se você estava satisfeito com ele?

Cada vez é mais raro uma empresa que se preocupa com o pós-venda e isso é um erro grave. Você, enquanto pequeno comerciante concorrendo com as multinacionais, deve buscar a diferença, algo com que faça que os clientes indiquem a sua loja e não uma loja muito grande no setor.

Ligue para o seu cliente ou envie um e-mail assim que ele receber o produto e veja qual o grau de satisfação dele com a venda. Caso haja reclamações, veja a melhor forma de solucioná-las ou pelo menos amenizá-las.

2 – Brindes conquistam qualquer pessoa!

Seu cliente fez uma compra? Envie um brinde junto com o pedido. O brinde pode ser algo bem simples, com custo baixo e de valor simbólico. Um ótimo lugar para ter ideias de brindes e conseguir um bom preço no atacado é o Aliexpress e o Ebay. Lá você encontra milhares de miniaturas e bugigangas que custam menos de R$1,00.

3 – Envie um cartão de agradecimento

Envie sempre um cartão de agradecimento junto com o pedido do cliente. No cartão deve conter o telefone da sua loja ou outro contato, além do site. Assim, você já estimula que ele compartilhe os seus contatos com a família e amigos próximos.

Suponha que um colega de trabalho do seu cliente mencione perto dele que precise comprar um produto x, se ele tiver seu cartão, ele dirá: Eu comprei nessa loja, pode ficar com o cartão.

Claro que a estratégia do cartão só funcionará se você tiver seguido os dois passos anteriores!

Trabalhar com o Buzz Marketing é fácil e não precisa de um grande investimento. Com um pouco de criatividade e organização, você consegue atender muito bem todos os seus clientes e consequentemente incentivá-los a falar da sua empresa para outros.

Como Usar o Buzz Marketing e Criar Conteúdo Viral
2.3 (45%) 4 votes

Leia também...


Joelson Dantas
Joelson Dantas

Joelson Dantas é Empreendedor, Programador e Especialista em Negócios Digitais. Aqui no blog Ideias que Vendem Compartilha dicas e estratégias sobre
como Empreender com Marketing Digital.