Um dos maiores desafios de ser um novo empreendedor, ainda mais quando se gerencia um negócio sozinho, é liderar todos os funcionários.

É essencial que empresários iniciantes saibam agir como lideres delegar as tarefas para os funcionários, de maneira que consiga tirar o melhor deles para fazer o negócio crescer.

Entretanto, às vezes o empresário pode ficar tão ocupado e estressado com o dia a dia, que nem sempre tem tempo de liderar, e acaba querendo resolver tudo sozinho, acumulando suas funções.

Para você evitar cair no dilema do empreendedor solitário, convidei a payleven  para falar dos seis erros mais comuns cometidos por novos empreendedores. Siga lendo.

#1. Ser incoerente

O seu comportamento, como líder, tem que ser coerente ao que você cobra de sua equipe. Se você estabelecer regras e for o primeiro a quebrá-las, como pode cobrar isso de seus funcionários?

#2. Não conhecer bem sua equipe

Ser chefe não é uma tarefa fácil, porque você lidera pessoas que são bem diferentes umas das outras, e você espera sempre conseguir o melhor resultado de seus funcionários. Para isso, o chefe tem que conhecer o que motiva seus colaboradores. Além disso, as demandas tem que ser enviadas para as pessoas certas, com as competências necessárias para o trabalho. Caso contrário, pode enviar a demanda para a pessoa errada e gerar estresse.

#3. Ser muito subjetivo

As desculpas para aqueles que não conseguem sentar por alguns minutos com seus funcionários e explicar de maneira clara o que precisa deles muitas vezes é a pressa e a agenda apertada. Porém o que pode parecer claro e simples pra você, ás vezes pode gerar confusão em seu funcionário, então sente e explique a tarefa claramente. Por mais que demore um tempo.

#4. Esquecer de fazer perguntas

Perguntar se a pessoa entendeu o que você quis dizer, ou pedir para ela repetir qual a tarefa que você acabou de passar é importante. Assim, você pode evitar perda de tempo, ou desentendimentos.

#5. Abandonar o processo

Imprevistos e erros acontecem, em todos os negócios, porém você não pode simplesmente pedir que resolvam tudo ou consertem rapidamente. Pergunte ao seu liderado o que ele espera de você, e concentre-se mais na ação do que no erro. Não deixe o seu funcionário pensar que apenas ele é o responsável, por um erro que pode também ser seu ou da empresa.

#6. Ignorar o Feedback

Em algumas empresas o feedback vira um evento anual, e nem sempre é cumprido. Porém esse é o momento que você tem para conversar com seus funcionários para saber o que pode ser melhorado. O elogio não deve ser banalizado, mas quando as expectativas são superadas, o reconhecimento é merecido.

Curtiu o post? deixe um comentário 🙂

6 Erros Mais Comuns de Empresários Iniciantes
5 (100%) 4 votes

Leia também...


Joelson Dantas
Joelson Dantas

Joelson Dantas é Empreendedor, Programador e Especialista em Negócios Digitais. Aqui no blog Ideias que Vendem Compartilha dicas e estratégias sobre
como Empreender com Marketing Digital.