5 ferramentas do Google que Você precisa saber usar

Quem não sabe o que é o Google? Até aqueles que não utilizam a internet com muita frequência conhece o bendito! O buscador é fenômeno e se tornou líder do mundo.  Por conta disso, quem é empreendedor digital e deseja ganhar dinheiro na internet, precisa conhecer algumas ferramentas e recursos que o Google oferece. Se se seu desejo é ter sucesso na rede, descubra o que elas podem te oferecer!

Google Search

A primeira e mais famosa patente da marca. O motor de pesquisa na web é o principal produto do Google Inc, sendo a primeira criação da companhia, em 1996.  O Search é um serviço onde é possível fazer pesquisas na internet sobre qualquer tipo de assunto ou conteúdo, e é atualmente o serviço de busca mais usado do mundo.

Por que você precisa usá-lo? Para que sua marca e seu conteúdo sejam encontrados mais facilmente. Para isso é preciso utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization – Otimização de Sites para Motores de Busca). Quem sabe utilizar boas palavras chave em seu conteúdo, por mais desconhecido que o assunto seja, tem melhor participação na rede.

Dica: Pesquise quais as palavras chaves mais procuradas em seu tipo de negócio e crie as suas a partir delas. O ideal é usar palavras chaves com alto poder de busca e menos concorrência.

Google Adsense

O AdSense é outro serviço de publicidade oferecido pelo Google inc. Nesse sistema os proprietários de websites se inscrevem para exibir anúncios em texto, imagem ou vídeo. Os anúncios são administrados pelo próprio Google e tem fim de gerar lucro baseado na quantidade de cliques ou no número de visualizações.

Porque o Adsense? O programa pode acabar com a falta de receita em seu site ou blog, apresentado grande oportunidade de acesso gratuito e instantâneo a milhares de usuários. Além do mais, no Adsense é possível ter total controle sobre as campanhas, facilitando o levantamento de dados analíticos que facilitam na gestão e no planejamento de ações para melhorias dos resultados de seu site.

Dica: Não deixe de participar do programa. Cadastre seu site ou blog, e também, se tiver, os vídeos no Youtube. Sua receita pode aumentar consideravelmente!

Google AdWords

O AdWords é o principal serviço de publicidade do Google e também é a principal fonte de receita desta empresa. Para entender melhor, o Adwords é um serviço de anúncios feitos por links encontrados nos sites de busca. Portanto, o Adwords está inteiramente ligado ao primeiro serviço (Google Search). No Adwords usamos o conhecido CPC (Custo por Clique).

Porque conhecê-lo e dominá-lo? O Adwords oferece um sistema de publicidade altamente segmentada para os assuntos relacionados às palavras-chave.  Os anúncios solicitados são exibidos juntamente com os resultados de pesquisa no Google, assim como em sites de pesquisa e de conteúdo da crescente rede de anúncios da própria marca, como AOL e Blogger.

Dica: Quando for anunciar no Adwords leia o manual e siga as instruções do sistema. Além disso, o Google oferece um atendimento personalizado para ajuda-lo nas campanhas. Você pode solicitá-lo pelo telefone: 0800 724 6645.

Google Analytics

O Analytics é mais um serviço gratuito do Google em que é possível, através de um cadastro, analisar as estatísticas em seu site, como número de visitantes, faixa etária, lugar de procedência das visitas e muito mais. Ao se cadastrar o usuário recebe um código que deve ser inserido no sistema do site. A partir desse código, o Analytics colhe toda informação necessária da página.

Porque aprender sobre ele? O Analytics foi criado para auxiliá-lo na otimização de seus sites para campanhas de marketing na rede e para o Google AdSense (nosso próximo bicho). Apesar de alguns enxergarem o Analytics como apenas mais uma ferramenta de tráfego, ele é na verdade, uma poderosa arma estratégica para seu marketing. A partir das análises desenvolvidas nele, é possível tomar boas decisões para seu negócio digital.

Dica: Leia o manual do Analytics, assista os vídeos tutoriais no próprio site ou no Youtube, leia artigos em blogs, enfim, aprenda o que for necessário sobre essa ferramenta.

Google Trends

Muita gente desconhece essa última ferramenta, mas também é uma arma a se considerar na hora de realizar campanhas na web. O Trends é uma ferramenta do Google Labs que mostra os termos de busca mais populares por um determinado período. Através de gráficos, é possível ter acessos a buscas em vários idiomas, de diversos locais no país, e do mundo.

Porque utilizar? O Trends permite ao usuário comparar o volume de procuras entre diversos assuntos. Por exemplo, notícias relacionadas aos termos buscados são exibidas e relacionadas a um gráfico, apresentando possíveis motivos para um aumento ou diminuição do volume de busca. Isso ajuda na escolha de palavras chaves e busca de assuntos relevantes e atuais para seu conteúdo.

Dica!

Antes de criar um conteúdo diário num blog, por exemplo, acesse o Trends e veja o que está em voga. Isso pode fazer com que seu conteúdo tenha melhor engajamento, se tiver associação direta, ou mesmo indireta com o assunto em evidência.

Enfim, essas foram apenas algumas das principais ferramentas que o Google oferece ao seu negócio online. Existem algumas outras, clássicas ou mais atuais que também podem te ajudar a atingir melhores resultados e obter mais lucro. Lembre se que esses recursos do Google influenciam muito no SEO e tráfego do seu site, portanto não os ignore.

Abraços vendedores!

5 ferramentas do Google que Você precisa saber usar
3.1 (62.5%) 8 votes

Leia também...

Aula Gratuita Revela Como Fatura R$8.411,98 Em 1 Mês Na Internet, Começando do Zero...

Nossos Membros Vip já Viram isso, só Falta Você!

Joelson Dantas

Joelson Dantas é Empreendedor, Programador e Especialista em Negócios Digitais. Fundou o Ideias que Vendem para ensinar você como trabalhar com estratégias do Marketing Digital.

Website: http://www.ideiasquevendem.com