Quando se está à procura de um produto ou serviço, a primeira coisa a se fazer é pesquisar na internet. Por isso, preparar conteúdo eficiente é fundamental.

Nesse post separei 5 dicas de marketing de conteúdo fácil e eficaz para que você consiga atingir melhor seus resultados.

1 – Tenha um blog

Não é a toa que blogs são muito utilizados. De acordo com o Content Marketing Institute, 77% das empresas americanas e 63% das brasileiras utilizam o blogs como estratégia de branding. E esse número vem aumentando a cada dia. O blog é a 4ª estratégia de marketing mais efetiva (perdem apenas para eventos presenciais, estudos de caso e webnars).

Uma grande vantagem de ter um blog, é que é barato. Muitas vezes de graça, ou quase de graça.  Mas para ter um blog bacana é fundamental tratar de temas interessantes ao seu público alvo e mantê-lo sempre atualizado. Um blog pode apresentar ótimos resultados, estreitando a comunicação e o relacionamento com clientes.

2 – Produza vídeos

Os vídeos são altamente eficazes, se forem bem planejados e produzidos. E isso é possível mesmo sem ter uma equipe de produção TOP ao seu dispor. Mesmo em produções amadoras, mas bem feitas, os vídeos são dinâmicos e garantem retorno. Para isso, tenha uma câmera e alguns acessórios.

Você pode divulgá-los em seu próprio blog, em redes sociais e em suas contas no Youtube e Vimeo. Os conteúdos podem ser diversos: Entrevistas, releases, experiências pessoais, dicas sobre algum serviço ou produto e por aí vai. O negócio é deixar a criatividade fluir. Uma consideração final sobre o conteúdo em vídeo, é que ele é mais propenso a viralização, podendo atingir um grande número de público.

3 – Conteúdo em redes sociais

As redes sociais são plataformas imprescindíveis para quem deseja divulgar conteúdo. Além de apresentar facilidade para criação de campanhas exclusivas, as redes sociais funcionam como apoio para as campanhas fora delas. Exemplo, você pode divulgar posts, vídeos, imagens e tudo o quanto produzir em seu site ou blog.

Além do mais, as redes sociais são ótimas para o relacionamento com os clientes, isso pelo fato de ser mais informal e acessível. Voltando ao conteúdo, eles podem ser muito atrativos em suas contas em redes sociais, incentivando os comentários, compartilhamentos e etc. Entretanto, é preciso ter cuidado com os engraçadinhos que trollam as postagens. No caso de comentários grosseiros e negativos, responda com educação e profissionalismo, e só apague-os em casos extremos.

4 – Infográficos

Uma ferramenta que une o útil ao agradável: imagem e textos. Isso torna os infográficos interessantes e sugestivos ao compartilhamento. Assim como os vídeos, também podem se tornar virais e apresentam alto poder de visualização, além de transmitir conhecimento.

Os infográficos já eram utilizados fora da web. Grandes jornais como “The New York Times”, “The Times”, “El País”, “Clarín”, “Folha de São Paulo”, “O Globo”, “Valor”, entre outros utilizam há tempos essa forma de conteúdo para informar e entreter seus leitores. Você mesmo pode aprender a fazer seus infográficos, mas se preferir contrate um design para ajuda-los na criação. Quanto melhor o gráfico, maior o poder de impacto. Mas não pense somente em imagem bonita, apresente informações que sejam realmente interessantes ao seu público.

5 – E-books

Não há como negar, os livros digitais estão revolucionando o mercado. Não apenas o editorial, mas também o de marketing. E-book virou sinônimo de conteúdo estratégico! Muitas empresas, conscientes disso, tem criado informação através desse formato a fim de atrair seu público.  Os e-books não são difíceis de produzir e apresentam eficiência, quando unidos à estratégia corporativa.

Ouse disponibilizar alguns em seu site, criando promoções de download gratuito e verá o quanto seu tráfego irá aumentar. Quem se interessar por seu e-book poderá preencher um formulário para baixá-lo gratuitamente. Ou seja, você colhe informações de quem tem interesse em seu tipo de serviço, e pode transformá-los em futuros compradores! Da mesma forma que os outros formatos de conteúdo, os e-books podem ser produzidos por amadores, mas existem empresas especializadas nesse serviço que podem lhe ajudar.

Vale ressaltar aqui, que diferente da publicidade convencional, o marketing de conteúdo não tem o objetivo de vender um produto logo de cara e empurrar o leitor a compra. O foco está em atrair, informar, educar e engajar o público, além de fazer com que sua marca se torne valiosa e tenha autoridade em seu ramo de atuação. Siga as dicas e obtenha melhores resultados.

Até o próximo post!

5 dicas de marketing de conteúdo eficiente e fácil
3.4 (68%) 5 votes

Leia também...


Joelson Dantas
Joelson Dantas

Joelson Dantas é Empreendedor, Programador e Especialista em Negócios Digitais. Aqui no blog Ideias que Vendem Compartilha dicas e estratégias sobre
como Empreender com Marketing Digital.