Criar um blog de sucesso é uma das estratégias mais eficientes para quem deseja fazer negócios na internet. Ele serve como um centro para seu conteúdo digital e dá base para que o processo de atração, relacionamento e vendas aconteça de forma eficiente.

Se você é do tipo que gosta de compartilhar ideias e formar opinião enquanto conquista mais clientes, criar um blog é mais do que recomendável.

Entre as tantas vantagens, o blog se destaca por ser um canal barato, com alto potencial de conversão, sendo totalmente amigável aos mecanismos de busca, como o Google, Bing e Yahoo!.

De acordo com a Technorati, existem atualmente cerca de 70 milhões de blogs, 120 mil aproximadamente são criados todos os dias e 6 milhões de postagens são realizadas neles. Um grande cenário para quem pensa em fazer a diferença na internet.

Se você gosta dessa ideia, este artigo é para você. Nele eu vou listar os 4 requisitos fundamentais para você conquistar o sucesso usando esse tipo de plataforma em sua estratégia de negócios. O conteúdo serve para:

  • Para pequenos e médios empresários, que estão iniciando, migrando ou estendendo seus negócios para a internet.
  • Para empreendedores digitais, profissionais liberais, consultores, coaches e outros profissionais em empresas você S/A.
  • Para especialistas em marketing digital, profissionais de marketing de afiliados, produtores de conteúdo e blogueiros que pensam em monetizar seus blogs, etc.
  • Para qualquer pessoa que deseja criar um blog de sucesso.

 

As características acima se encaixam em seu perfil? Então siga em frente e pegue as ideias que vão te dar base para o sucesso na hora de criar um blog!

1. O blog deve agregar valor

criar-um-blog-imagem-2-gerar-valor

A ideia de criar um blog cativante é fornecer informações úteis aqueles que precisam delas. Mas, se as pessoas visitam seu blog e não veem nada lá a não ser dados soltos e uma “lista chata” de seus serviços e produtos, ou de pensamentos aleatórios que não levam a pessoa a um outro lugar, então você não está gerando valor e rapidamente vai arruinar sua reputação.

Colocar à disposição do seu público-alvo conteúdo relevante, ou seja, conteúdo de qualidade, é agregar valor à sua marca sem necessidade de ser intrusivo ou agressivo. A ideia do conteúdo é gerar interesse no consumidor e apenas não vender, pois ao gerar interesse, a venda acontece como consequência.

O marketing de conteúdo é constantemente considerado a melhor opção para promover um produto, serviço ou ideia. No entanto, alguns empreendedores ou profissionais de marketing parecem não compreender o potencial dessa estratégia, enquanto outras até entendem e tentam utilizá-lo, porém o fazem de maneira inadequada.

Não basta fazer conteúdo e transformá-lo em publicidade, pois isso dará à suas publicações um atributo de spam (mensagem indesejada). As formas tradicionais de divulgação estão perdendo força. Clientes geralmente se sentem insatisfeitos quando são bombardeados por propagandas cansativas e constantes de produtos e serviços, independente da qualidade deles.

Então você precisa entregar algo que os atraia e que os satisfaça. Em um blog de sucesso, isso geralmente é feito com muita eficácia. Mas então você pode perguntar: Ok, entendi, mas como eu posso gerar valor após criar um blog?

A resposta é simples: Criando conteúdo de extrema qualidade. Repare, não usei o termo “extrema” à toa. Não basta ser bom – aliás, bom é inimigo de ótimo – é preciso ser excelente. Vou te indicar o caminho para o sucesso com blog agora.

Repare bem na imagem abaixo:

criar um blog meu blog

Nela podemos ver três conteúdos publicados no meu blog. Quem me acompanha, deve reconhecer os títulos. Preste atenção nos detalhes: temas, imagens, textos em destaque. Nada disso foi feito a esmo, pensado de forma isolada ou publicado quase que por acidente.

Há uma estratégia por trás de tudo isso. Cada um destes posts foi publicado com um objetivo em