Os 4 Requisitos Fundamentais para Criar um Blog de Sucesso e Fazer a Diferença na Internet

Criar um blog de sucesso é uma das estratégias mais eficientes para quem deseja fazer negócios na internet. Ele serve como um centro para seu conteúdo digital e dá base para que o processo de atração, relacionamento e vendas aconteça de forma eficiente.

Se você é do tipo que gosta de compartilhar ideias e formar opinião enquanto conquista mais clientes, criar um blog é mais do que recomendável.

Entre as tantas vantagens, o blog se destaca por ser um canal barato, com alto potencial de conversão, sendo totalmente amigável aos mecanismos de busca, como o Google, Bing e Yahoo!.

De acordo com a Technorati, existem atualmente cerca de 70 milhões de blogs, 120 mil aproximadamente são criados todos os dias e 6 milhões de postagens são realizadas neles. Um grande cenário para quem pensa em fazer a diferença na internet.

Se você gosta dessa ideia, este artigo é para você. Nele eu vou listar os 4 requisitos fundamentais para você conquistar o sucesso usando esse tipo de plataforma em sua estratégia de negócios. O conteúdo serve para:

  • Para pequenos e médios empresários, que estão iniciando, migrando ou estendendo seus negócios para a internet.
  • Para empreendedores digitais, profissionais liberais, consultores, coaches e outros profissionais em empresas você S/A.
  • Para especialistas em marketing digital, profissionais de marketing de afiliados, produtores de conteúdo e blogueiros que pensam em monetizar seus blogs, etc.
  • Para qualquer pessoa que deseja criar um blog de sucesso.

 

As características acima se encaixam em seu perfil? Então siga em frente e pegue as ideias que vão te dar base para o sucesso na hora de criar um blog!

1. O blog deve agregar valor

criar-um-blog-imagem-2-gerar-valor

A ideia de criar um blog cativante é fornecer informações úteis aqueles que precisam delas. Mas, se as pessoas visitam seu blog e não veem nada lá a não ser dados soltos e uma “lista chata” de seus serviços e produtos, ou de pensamentos aleatórios que não levam a pessoa a um outro lugar, então você não está gerando valor e rapidamente vai arruinar sua reputação.

Colocar à disposição do seu público-alvo conteúdo relevante, ou seja, conteúdo de qualidade, é agregar valor à sua marca sem necessidade de ser intrusivo ou agressivo. A ideia do conteúdo é gerar interesse no consumidor e apenas não vender, pois ao gerar interesse, a venda acontece como consequência.

O marketing de conteúdo é constantemente considerado a melhor opção para promover um produto, serviço ou ideia. No entanto, alguns empreendedores ou profissionais de marketing parecem não compreender o potencial dessa estratégia, enquanto outras até entendem e tentam utilizá-lo, porém o fazem de maneira inadequada.

Não basta fazer conteúdo e transformá-lo em publicidade, pois isso dará à suas publicações um atributo de spam (mensagem indesejada). As formas tradicionais de divulgação estão perdendo força. Clientes geralmente se sentem insatisfeitos quando são bombardeados por propagandas cansativas e constantes de produtos e serviços, independente da qualidade deles.

Então você precisa entregar algo que os atraia e que os satisfaça. Em um blog de sucesso, isso geralmente é feito com muita eficácia. Mas então você pode perguntar: Ok, entendi, mas como eu posso gerar valor após criar um blog?

A resposta é simples: Criando conteúdo de extrema qualidade. Repare, não usei o termo “extrema” à toa. Não basta ser bom – aliás, bom é inimigo de ótimo – é preciso ser excelente. Vou te indicar o caminho para o sucesso com blog agora.

Repare bem na imagem abaixo:

criar um blog meu blog

Nela podemos ver três conteúdos publicados no meu blog. Quem me acompanha, deve reconhecer os títulos. Preste atenção nos detalhes: temas, imagens, textos em destaque. Nada disso foi feito a esmo, pensado de forma isolada ou publicado quase que por acidente.

Há uma estratégia por trás de tudo isso. Cada um destes posts foi publicado com um objetivo em mente, entre eles, claro, ajudar a quem me segue a gerar resultados com a criação de conteúdo. Diariamente eu tenho a chance de colaborar para o crescimento de quem procura pelo que eu faço no Google, ou que de alguma forma se conecta à mensagem nas redes sociais.

Tento aplicar excelência em tudo o que faço, desde o design do site, passando pela escolha dos temas e títulos, até a publicação e divulgação do conteúdo.

Se você acompanha o Ideias que Vendem, pode reparar que a excelência é a mesma. Todo conteúdo lançado é pensado de forma relevante para os seguidores do blog. Se atente a isso, pois se trata de um verdadeiro segredo para você fazer sucesso como blogueiro.

#2. O blog deve gerar visitas

criar um blog de sucesso

Sem pessoas transitando pela sua plataforma, não há possibilidades de negócios. Por isso você precisa reservar boa parte do tempo para atrair pessoas para o seu blog. Falo sobre isso nesse post sobre blog corporativo. As visitas podem acontecer das seguintes formas:

Tráfego direto – Quando a pessoa digita a URL do site/blog no navegador. Para que isso aconteça, o blog deve essencialmente ter um bom domínio, ser popular entre o público-alvo e ter a autoridade reconhecida. Um bom trabalho de posicionamento e branding pode ajudar muito nesse sentido, além, é claro, de ter uma linha editorial relevante e bem produzida.

Tráfego pago – Por compra de links patrocinados, geralmente no Google AdWords e no Facebook Ads. Aqui o dono do blog investe em algum tipo de publicidade online para levar as pessoas até o blog para consumir os conteúdos e conhecer os produtos ou serviços. Para esse método ser eficiente, o profissional deve entender bem o assunto.

Tráfego orgânico – Quando a pessoa encontra o blog através de buscadores, como o Google. Nesse método, aplica-se o SEO, a otimização de sites para motores de busca. Se você fizer bem o dever de casa, seu blog acaba tendo vários conteúdos ranqueados, o que facilita muito o fluxo de novos visitantes em sua plataforma.

Tráfego de referência – Através do compartilhamento de links em outros canais, como as redes sociais e outros blogs, por exemplo. Um bom trabalho de divulgação do seu blog pode facilitar nesse caso. Estratégias de guest post também podem te ajudar muito com isso. Aliás, este aqui é um guest post.

#3. O blog deve gerar leads

criar um blog -gerar leads

Trazendo para o contexto do marketing digital, lead é aquele visitante que fez um cadastro em seu site, deixando dados como nome e e-mail. Ao realizar ações de cadastro, é como se a pessoa dissesse “eu tenho interesse em saber mais sobre o que você faz”. Ou seja, ao se tornar um lead, o usuário está permitindo que o relacionamento comercial seja construído.

Existem muitos métodos para gerar leads, e muitos desses se valem de páginas de captura, formulários e pop-ups, sempre oferecendo uma recompensa gratuita (oferta de conteúdo) em troca dos dados de contato do possível cliente. Geralmente é o departamento de marketing o responsável por gerar leads. Em alguns casos, as empresas terceirizam o serviço com agências especializadas de inbound marketing ou marketing de conteúdo.

A MarketingSherpa diz que mais de 54% das empresas B2B investem em esforços de conteúdo para conquistar mais clientes. Não importa qual o perfil do seu público-alvo, o nicho ou a proposta da sua empresa, gerar leads é fundamental e sempre envolverá a produção de algum tipo de conteúdo.

Você só vai conseguir isso com uma estratégia eficiente de marketing de conteúdo. E, nesse contexto, é muito importante que você explore bem as possibilidades de formatos e canais para entregar valor aos seus clientes em potencial.

De uma forma geral, é preciso publicar tipos diferentes de conteúdo em seu site ou blog com foco na geração de leads. No entanto, não entenda isso como produzir conteúdo freneticamente sem nenhum tipo de planejamento. É essencial fazer as coisas com base em pesquisas e conhecimento do mercado, planejando, executando e medindo os resultados no momento certo.

Ideias para gerar leads:

#1. Criar um newsletter relevante e atrativo

Atualmente essa é a maior fonte de geração de leads orgânicos aqui no blog. Eu simplesmente ofereço o envio dos meus melhores conteúdos para quem se dispuser a ser um membro da lista VIP.

O que faço exatamente é mandar um e-mail por semana com as atualizações do blog, e de vez em quando, faço uma oferta para um dos meus livros ou de algum curso que sou afiliado. Você pode receber meu newsletter e ver como eu me comunico com as pessoas que me seguem.

 #2. Criar um e-book gratuito com um tema incrível

Seu visitante tem uma dor e precisa resolvê-la. Você sabe como levá-lo à “cura”, que provavelmente faz ponte com algum produto de seu mix. Que tal oferecer um “anestésico”, dando a ele conselhos e dicas práticas para que ele ao menos amenize a dor por um instante.

Você pode incluir num e-book gratuito, uma série de dicas que o ajudem a resolver um problema que ele vive. Ou, você pode incluir nesse material, informações que o ajude a tomar uma decisão de compra, escolhendo, claro, o seu produto ou serviço. Disponibilize esse material no seu blog em troca do e-mail do visitante, e pronto, ele se torna um lead.

 #3. Criar uma aula gratuita

O mesmo princípio do e-book se aplica aqui. Só que nesse caso, a pessoa vai consumir através do vídeo, que é o formato de conteúdo que mais engaja e mais converte atualmente. Você pode preparar uma aula que contenham um tema de total interesse de seu lead.

Pode subí-lo no Vimeo ou no YouTube, deixar em privado e só permitir o acesso a quem deixar o e-mail (ou qualquer outro dado de contato que você queira) em uma área de cadastro. Se você quer ir além e fazer algo atrativo e engajador, vale a pena investir nisso. Por experiência própria, digo que mais pessoas acabam consumindo mais conteúdo em vídeo do que em um e-book.

#4. Teste grátis

Se você trabalha vendendo alguma ferramenta, um programa ou um software, ou até mesmo tem em seu core um plano de assinaturas, pode oferecer o teste grátis para seus leads. Nesse caso, você amplia as possibilidades dele comprar de você por dois motivos:

1- Porque testificou que a ferramenta é mesmo boa e útil para ele.

2- Porque você despertou nele o senso de reciprocidade e ele decidiu retribuir a permissão de uso gratuito.

4. O blog deve gerar dinheiro

criar um blog - gerar dinheiro

Aqui é quando a brincadeira fica muito divertida!

Seu blog deve converter em vendas, mesmo que seja de forma indireta, ou seja, preparando as pessoas para comprarem de você no futuro. Isso pode ser conseguido de diversas formas: com links estratégicos para sua página de vendas, com landing pages agregadas, com uma página de produtos no menu e com um formulário de contato para pedidos e orçamentos.

Aqui neste blog, tem um artigo que é uma verdadeira aula para quem quer ganhar dinheiro com blog: Como transformar seu blog em uma máquina de vendas (sugiro que leia depois).

Não só é possível ganhar dinheiro com blog, como existem diversas formas de se fazer isso. Um blog é como um programa de televisão. Se tiver audiência, vai ter gente querendo investir um dinheiro ali. Isso significa que sim, dá para ganhar dinheiro com seu blog, e isso pode ser feito de diversas formas.

#1. Venda de produtos (Infoprodução)

Você pode usar seu blog e todo seu conteúdo para levar as pessoas a conhecer seus próprios produtos, que podem ser físicos ou digitais. Se você tem uma loja virtual, por exemplo, o blog pode ser um grande aliado para conscientizar as pessoas para comprarem nele. Se você fabrica produtos de informação, é uma grande tática para engajar leitores que se tornarão clientes no futuro.

O setor de infoprodução está no topo dos modelos de negócios online, e é um dos sistemas mais promissores de ganhos diretos e indiretos na internet, bastando o empreendedor ter criatividade e disciplina para fomentar ideias, validá-las e vender em canais digitais.

Ideias de produtos:

  • Livro digital (E-book)
  • Aulas avulsas online
  • Cursos e treinamentos online
  • Ferramentas, planilhas e documentos
  • Aplicativo
  • Templates e frameworks

 

#2. Ofertas de afiliados

Para quem gosta da ideia de vender produtos bons produzidos por outras pessoas e ganhar ótimas comissões por isso, o marketing de afiliados é uma ótima oportunidade. A grande vantagem é que você não precisa aplicar tempo e recursos para criar um produto. Basta você escolher algum produto que faça sentido para você e oferecer à sua audiência.

Então, toda vez que uma venda for realizada, uma comissão cai na sua conta. Claro que isso exige estratégia, mas tudo é direcionado apenas às vendas, e não na criação e empacotamento, como na Infoprodução. Se você considera isso uma boa oportunidade, pode visitar as três principais plataformas de afiliação do Brasil:

 

#3. Monetização através do Google AdSense

O AdSense é o sistema de afiliados do Google. Basicamente, você se cadastra e aplica em seu site/blog um conjunto de publicidade que o Google disponibiliza. Cada vez que um anúncio desse é clicado, é gerada uma comissão para você.

Para os donos de blogs que tem muita dificuldade em gerar receitas, o AdSense representa uma grande oportunidade de acesso gratuito e instantâneo a milhares de anunciantes. Além do mais, como destaca o próprio Google, a tecnologia do AdSense permite um controle total sobre o desempenho dos anúncios e facilita muito a gestão e a realização de ações de melhoria dos resultados do blog.

#4. Conteúdos Premium

Se você gosta de produzir conteúdo, tem uma autoridade reconhecida e uma audiência considerável, pode oferecer aos seus seguidores uma área de conteúdo premium. Nesse caso, você pode oferecer para eles conteúdos mais profundos e bem elaborados e cobrar uma mensalidade por isso.

E o que pode ser oferecido nesses planos premium?

  • Artigos
  • E-books
  • Videoaulas
  • Planilhas
  • Ferramentas
  • Templates
  • Mapas mentais

 

Agora é sua vez!

Esses são os 4 requisitos fundamentais para um criar um blog de sucesso. Se você decidir executar sua estratégia com base nesses aspectos, suas chances de alcançar o êxito serão consideravelmente maiores. Mas, para isso acontecer, você precisa botar a mão na massa. Se possível, comece hoje.

Este é um guest-post enviado por Paulo Maccedo do blog www.paulomaccedo.com

Curtiu o Post? Deixe um comentário, também compartilhe 🙂

Os 4 Requisitos Fundamentais para Criar um Blog de Sucesso e Fazer a Diferença na Internet
5 (100%) 6 votes

Leia também...

Aula Gratuita Revela Como Faturar R$8.411,98 Em 1 Mês Na Internet, Começando do Zero...

Nossos Membros Vip já Viram isso, só Falta Você!

Joelson Dantas

Joelson Dantas é Empreendedor, Programador e Especialista em Negócios Digitais. Fundou o Ideias que Vendem para ensinar você como trabalhar com estratégias do Marketing Digital.

Website: http://www.ideiasquevendem.com

  • Paulo Maccedo

    Obrigado Joelson Dantas, pelo convite. Fico feliz em poder contribuir com os seguidores do Ideias que Vendem. Sucesso a todos! 🙂

  • Ola Felipe, é sempre um prazer compartilhar ótimos conteúdos com a comunidade de empreendedores e desenvolver o mercado. Seja bem-vindo,