3 Maneiras Simples de Ganhar a Confiança dos Clientes Online

Estabelecer confiança em um ambiente online não é uma tarefa das mais fáceis. Em uma loja no mundo real, os clientes contam com vários indicadores do quão confiável a mesma parece ser, além de poderem muitas vezes tocar e analisar os produtos antes de decidirem pela compra.

Em se tratando do empreendedorismo digital, esta experiência é totalmente diferente. Felizmente, existem algumas maneiras simples de contornar essas limitações e ganhar a confiança dos clientes.

Adquirindo um Certificado SSL

A principal vantagem de se adotar a certificação SSL é garantir que as informações trocadas por meio da internet só possam ser acessadas pelas pessoas autorizadas. Isto se revela especialmente importante quando levamos em conta que as informações transitam através de diversos computadores até chegar ao seu destino final.

Sem a criptografia SSL, qualquer computador que intercepte a comunicação entre o servidor e usuário final pode ter acesso à informações sensitivas, como nomes de usuários, senhas e dados de cartões de crédito, por exemplo.

Mas esta não é a única vantagem da adoção de um certificado digital. Um aspecto importante de se levar em conta é que os certificados SSL oferecem confiança. Os navegadores exibem sinais característicos quando uma conexão é considerada segura, como um ícone de cadeado ou uma barra verde próxima à barra de endereços.

Grande parte dos visitantes estão preparados para reconhecer estes sinais visuais, e muitas vezes, este acaba sendo um fator definitivo na decisão de confiar os dados pessoais à uma página.

Atualmente, adquirir uma certificação digital é bastante simples e barato. Empresas especializadas como a 1&1 oferecem a assinatura de certificados SSL por preços econômicos. Seja você dono do próprio negócio, de uma loja de e-commerce ou mesmo de um blog, este é um investimento que definitivamente vale a pena.

Mostre a sua cara

No mundo do marketing digital, uma das maneiras mais fáceis de se ganhar a confiança de visitantes e clientes em potencial é estabelecendo uma conexão pessoal com os mesmos. Poucas formas de se fazer isso são tão eficientes quanto revelando a sua identidade pessoal e mesmo a de seus colaboradores.


Na página “Sobre”/”Quem Somos” de seu website, é importante deixar claro quem está por trás do negócio ou projeto. A Dropbox, por exemplo, faz isso de uma maneira interessante. Em blogs e portais de conteúdo, pode-se ir mais além, incluindo o seu nome e uma foto ao final de cada postagem.

Depoimentos de Clientes

Às vezes, tudo que um cliente em potencial precisa para superar a desconfiança inicial é uma reafirmação de clientes que já conhecem os seus produtos/serviços. Os depoimentos de clientes satisfeitos são uma ferramenta eficaz para suavizar o ceticismo.

Para fazer isso de maneira efetiva, será preciso coletar pelo menos três depoimentos de clientes reais. Se autorizado, inclua também uma foto de cada pessoa, além de algumas informações pessoais, como nome e cidade em que moram.

Os depoimentos podem ser distribuídos ao longo das páginas de vendas, na barra lateral, ou em uma página especialmente dedicada para isso. Oferecer uma prova concreta do valor de seus produtos ou serviços e de como eles melhoraram a vida de seus clientes é uma forma eficaz de melhorar as taxas de conversão.

Não importa o que você oferece: produtos, serviços ou conteúdo – gerar um sentimento de confiança nos clientes e visitantes é um requisito essencial para o seu sucesso. Mesmo que você não possua uma marca estabelecida, é possível provar aos seus clientes em potencial que o seu projeto é sério e legítimo adotando estes simples passos.

Esta matéria foi produzida por um redator externo

Curtiu o post, deixe seu comentário 🙂

3 Maneiras Simples de Ganhar a Confiança dos Clientes Online
5 (100%) 1 vote



Leia também...

Vou Revelar Como Ganhar
de R$3.000R$10.000 
como Empreendedor Digital!

Joelson Dantas

Joelson Dantas é Empreendedor, Programador e Especialista em Negócios Digitais. Fundou o Ideias que Vendem para ensinar você como trabalhar com estratégias do Marketing Digital.

Website: http://www.ideiasquevendem.com